Após três meses, hortigranjeiros recuam a preços de antes da enchente

Após três meses e com períodos de forte alta, os preços dos principais hortigranjeiros recuaram aos patamares anteriores à enchente na Ceasa de Porto Alegre. No comparativo feito com o final de abril, 23 dos 35 produtos mais negociados estão mais baratos.

Mamão, tomate, cenoura e alface tiveram as maiores reduções, entre 42% e 50% de queda. Entre as oito altas de preço, maçã fuji e manga se destacam, com aumento de 50%. 

Ceasa/RS

- Finalmente! - comemora o presidente da Ceasa, Carlos Siegle - Há maior oferta com a volta da operação ao complexo da Capital, retomada da logística de transporte dos alimentos e recomposição na produção de folhosas, que não precisamos mais trazer de fora. 

Inflação oficial

Alimentação foi a principal pressão de queda no recuo da prévia da inflação oficial de julho (IPCA-15) na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo o IBGE, as maiores contribuições vieram do mamão (19,94%), do tomate (14,27%) e da cenoura (11,44%). Entre as altas, estão manga (8,85%), café solúvel (4,94%) e farinha de trigo (4,30%).

Fonte: GZH

Comentários