O governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou nesta semana o projeto de lei 319/2023, de autoria da deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB). O projeto torna 25 de julho o Dia Estadual Tereza de Benguela e das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas.
Mauricio Tonetto/Palácio Piratini |
A deputada Bruna Rodrigues ressalta a importância de homenagear e celebrar a resistência das mulheres negras do Rio Grande do Sul. “Mulheres que nunca se sentiram representadas ou homenageadas com a mesma relevância, que passam dedicando sua vida ao nosso estado. Assim como chegamos só agora na Assembleia Legislativa, depois de 56 legislaturas, é importante tornar o Julho das Pretas um marco para honrar a luta e a presença das nossas mulheres em todos os espaços de poder e celebração”, explica Bruna, parlamentar negra mais votada nesta legislatura.
Na data, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, instituído em 1992. No Brasil, desde 2014, dia 25 de julho é também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela, que dá nome à data instituída pelo projeto sancionado hoje, foi uma líder quilombola no Mato Grosso. Na condição de Rainha, comandou por alguns anos o Quilombo de Quariterê, até ser capturada, presa e morta em 1770.
Fonte: SUL 21
Comentários