#RetomaRS: Confira IMAGENS da reforma do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, que reabre em outubro
A Fraport, concessionária que assumiu o aeroporto de Porto Alegre, anunciou que o Salgado Filho será reaberto em 21 de outubro, com pista reduzida e 50 voos diários. A data já foi comunicada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. A obra de recuperação da pista do aeroporto, porém, vai terminar antes. Quando os trabalhos forem finalizados, o Decea precisa ser chamado para realizar testes no Salgado Filho. A expectativa da empresa é de que o aeroporto tenha o funcionamento completamente normalizado em dezembro.
Divulgação Fraport |
Segundo a Fraport, a Aeronáutica já se comprometeu a iniciar as avaliações necessárias tão logo seja acionada. Um dos testes que irá ocorrer é o sobrevoo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ele faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv). A aeronave fará a inspeção e aferição dos equipamentos que auxiliam a navegação aérea no aeroporto Salgado Filho.
Divulgação Fraport |
Obras na pista
Desde 13 de julho, o asfalto atingido pela enchente está sendo removido. Na área de circulação de aeronaves já é possível perceber que o novo pavimento já está sendo aplicado.
Após apresentar o estudo de avaliação da pista do aeroporto de Porto Alegre ao governo federal, a Fraport Brasil finalizou a primeira etapa do projeto de reabilitação da área.
Divulgação Fraport |
Segundo a empresa e o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor),o projeto de recuperação foi dividido em três fases, devido à complexidade e amplitude das ações necessárias.
A fase 1, de limpeza e avaliação de danos, já foi concluída. Especialistas realizaram o diagnóstico a partir dos testes laboratoriais e ensaios não destrutivos. O trabalho serviu para avaliar a integridade da pista de pouso e decolagem. A análise apontou a necessidade de reconstrução parcial de mais de 2 mil metros da pista de pouso e decolagem (PPD).
Divulgação Fraport |
Este processo foi a base para a estruturação as demais fases do projeto. Atualmente em execução, a fase 2 é a etapa que foca na recuperação das áreas afetadas, como o trabalho de fresagem da pista de pouso e decolagem, além de outras áreas como taxiways e pátio. Essa etapa teve início no final da primeira quinzena deste mês e será executada até o início das operações no aeroporto.
A terceira e última etapa será concentrada nas áreas em que não há movimentação de aviões. Apesar de ser iniciada no decorrer de outubro, os trabalhos não vão afetar as operações aéreas. A aeroporto Salgado Filho retornará a operar de forma parcial, com cerca de 50 voos diários, o que representa média de 350 operações aéreas por semana.
Divulgação Fraport |
De acordo com Edgar Nogueira, COO da Fraport Brasil, voltar a operar com pousos e decolagens é a prioridade. “Os trabalhos têm sido intensos. Traçamos com muita cautela e zelo este projeto, que vai avançando a cada semana. Em breve retomaremos a operação, conectando o Rio Grande ao restante do país e do mundo”, afirmou.
Quase três meses
O aeroporto está fechado para pousos e decolagens há 87 dias. Em 15 de julho, a Fraport retomou os embarques e desembarques no Salgado Filho. Os voos seguem ocorrendo na Base Aérea de Canoas.
Fonte: GZH e Correio do Povo
Divulgação Fraport |
Comentários