São Leopoldo (RS) ganha monumento "Diversidade em 200 anos" alusivo ao Bicentenário da Imigração

São Leopoldo, cidade que carrega o título de Berço da Colonização Alemã no Brasil, segue as comemorações dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes na região do Vale do Sinos. A Praça Tiradentes, no Centro de São Leopoldo, ganhou um monumento alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã. Batizado de Diversidade em 200 anos, ele faz referência à coragem dos alemães e a diversidade do povo que construiu a história do município.

Reprodução


O arquiteto e urbanista, Vinicius Vieira de Souza, responsável pela composição do monumento, explica que a obra representa os povos germânicos, com instrumentos do trabalho, aliado a questão da união com outras etnias que constituíram a cidade de São Leopoldo e região, com referências aos afro-brasileiros, indígenas, italianos. Segundo Souza, o piso do entorno do monumento também compõe a obra, carrega informações como o traçado sinuoso do Rio dos Sinos, ponte de pedra.

O secretário de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, Marcel Frison, pontuou que a obra, agora localizada no coração da cidade, representa bem o momento atual. “As insígnias, que são características de São Leopoldo, a nossa fé, nossa cultura, o nosso trabalho e estamos todos de mãos dadas com as ferramentas na mão para poder reconstruir São Leopoldo, reconstruir a nossa história e construir nosso futuro. Isto será um símbolo para nós e vai nos inspirar para pensarmos no nosso futuro e tornar São Leopoldo cada vez melhor”, afirmou.

Fonte: Correio do Povo

Comentários