Confira a programação da Parada de Luta LGBT+ em Porto Alegre deste domingo (1)

Após ser adiada em razão das enchentes no Rio Grande do Sul, a Parada de Luta LGBT+ de Porto Alegre será realizada neste domingo (1°). Tradicionalmente, o evento ocorre no domingo mais próximo ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho.

A concentração acontece a partir das 12h no Parque da Redenção. A saída da caminhada está prevista para as 15h. O evento conta com cinco trios elétricos, que seguirão em direção à Usina do Gasômetro, onde estará montada a estrutura do palco e por onde passarão mais de 40 artistas, autoridades e ativistas.

Alex Rocha / PMPA


Simultaneamente à concentração e caminhada, a partir das  2h, no palco montado na Orla do Guaíba, será realizado o Festival de Bandas da Diversidade, apresentado por Gaby Quadras e MC Lary.

A 17ª edição da maior Parada do Estado e terceira maior do Brasil tem como tema neste ano “Solidariedade à Diversidade”. Anualmente, a Parada é ponto de recolhimento de doações para a Campanha do Agasalho. Desta vez, em virtude dos eventos climáticos de maio, serão recebidas doações de alimentos não perecíveis  para encaminhamento a ONGs e instituições de apoio aos desabrigados e atingidos pela catástrofe. A 10ª Parada de Luta LGBT+, que ocorre no domingo, 1º, sairá em caminhada da Redenção até a Orla do Guaíba. Confira abaixo as atividades e o serviço de trânsito:

Antes disso no sábado (31), acontece o Ocupa Sapatão, das 14h às 22h, na Praça do Aeromóvel (junto à Usina do Gasômetro).

Trânsito

O acesso de veículos à avenida Edvaldo Pereira Paiva, a partir da rótula do Gasômetro até a Rótula das Cuias, será fechado a partir da 0h de sábado, 31. O trecho será reaberto na madrugada de segunda-feira, 2, após a desmontagem do palco. No domingo, 1º, a partir das 7h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá bloquear a avenida Setembrina.

A caminhada sairá da Redenção para a Orla do Guaíba, com previsão às 17h, passando pela rua LuiZ Englert e pela avenida Loureiro da Silva, vias bloqueadas conforme avança o trajeto.

Transporte 

Após o início da caminhada, as linhas T7, 492 e E178 sofrerão desvios. No sentido Norte/Sul, a T7 seguirá pelas avenidas Osvaldo Aranha, João Pessoa, Salgado Filho e Borges de Medeiros. Já no sentido Sul/Norte, haverá desvio pela rua José do Patrocínio, avenida Venâncio Aires até a Osvaldo Aranha. A linha 492 será desviada pelo Túnel da Conceição e seguirá pela Mauá. A linha E178 será desviada pela Loureiro da Silva, Túnel da Conceição, Mauá até o Terminal da Borges. Após a passagem da passeata, os ônibus retornarão ao seu trajeto original.

Fonte: O SUL, Terra e PMPA

Comentários