Na tarde desta segunda-feira (19), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul inaugurou a 2.ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre. O edifício, com 313m² de área, localizado na rua Tenente Ary Tarragô, 685, no bairro Morro Santana, anteriormente servia como sede da Promotoria de Justiça Regional do Alto Petrópolis.
.
Gabriel Centeno/Ascom SSP |
A Polícia Civil, ao investir na criação de mais uma Delegacia Especializada, reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e com a construção de uma cidade mais segura e igualitária. A inauguração da 2.ª Deam é um passo significativo nessa direção, e a participação da sociedade é essencial para dar visibilidade a esse esforço coletivo. Para a Polícia Civil gaúcha, a inauguração da 2.ª Deam é um marco não apenas para a capital, mas para todo o estado do Rio Grande do Sul.
O Secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, parabenizou a Polícia Civil pela nova delegacia, dizendo que “a nova estrutura ajuda a conscientizar as mulheres sobre a importância de comunicar e registrar junto a Polícia Civil atos de violência doméstica”, destacando que uma estrutura mais confortável de uma delegacia traz mais aconchego para as vítimas.
Gabriel Centeno/Ascom SSP |
Este órgão policial contará com 4 cartórios, uma sala para registro de ocorrências que garante a privacidade dos relatos, uma sala de espera separada para as mulheres vítimas, evitando o contato com agressores e pessoas a eles relacionadas e uma seção de investigação. A unidade também conta com uma secretaria e o gabinete.
Presente no evento, o Chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, disse que "A violência contra a mulher não afeta apenas a mulher que é vítima. Afeta a estrutura familiar e assim, os filhos que no futuro podem reproduzir futuramente essas atitudes." Destacando que é prioridade para uma sociedade que quer paz, desenvolvimento, crescimento e equilíbrio social. Disse ainda, que a instituição tem duas grandes colunas: "uma coluna sustentada na repressão qualificada à criminalidade e a outra sustentada na proteção de pessoas e grupos que necessitam de um olhar diferenciado", destacando a importância da nova delegacia.
A nova unidade terá como titular a delegada de polícia Fernanda Campos Hablich e atenderá a uma demanda fundamental da sociedade, otimizando a rede de apoio e proteção às mulheres em situação de violência. Com a abertura desta delegacia, a Polícia Civil amplia a sua capacidade de atendimento, descentralizando os serviços e tornando-os mais acessíveis a um maior número de mulheres. Incentivando a busca por atendimento em qualquer sinal de violência.
Fonte: SSP RS
Comentários