ARTIGO: Como vai a reconstrução as escolas no RS depois da enchente de maio, por JULIANO COLOMBO

Autoridades, pensadores e especialistas sempre são convidados pela Rede #AtitudePoisitiva a escrever artigos de reflexões sobre os principais temas estratégicos da sociedade gaúcha e brasileira. Em ritmo de recuperação pós enchente, convidamos o Superintendente do SESI RS, Juliano Colombo, a refletir e informar aos nossos leitores como está o processo de recuperação das escolas em nosso estado. 

Foto Dudu Leal/FIERGS


Dentre os desafios de reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul, existem setores que são chave para assegurar o desenvolvimento social e econômico e a Educação está neste rol. Portanto, assegurar o retorno à normalidade das unidades escolares é tarefa urgente e imprescindível. O SESI-RS entende que atuar para diminuir a descontinuidade educacional que se apresenta, neste momento, é essencial para que os alunos possam retomar suas atividades educacionais normalmente. 

Para tanto é preciso auxiliar na reparação reconstrução e substituição dos recursos escolares para poder proporcionar um ambiente seguro para alunos e professores e promover acesso contínuo a uma educação de qualidade. Sendo assim, o SESI-RS assinou em 27 de maio de 2024 um Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Educação. Nesta parceria, o SESI-RS está apoiando 200 escolas públicas no estado que foram afetadas pelas enchentes. 

Este apoio no restabelecimento das escolas se dá através da recomposição de infraestrutura, material pedagógico e itens básicos, entre equipamentos para cozinhas, mobiliário e materiais para secretarias e salas de aula, além de computadores e kits de robótica, kits musicais e esportivos, visando também uma retomada mais qualificada e que possibilite o ensino de habilidades conectadas com as necessidades atuais da sociedade e do mundo do trabalho. Serão doados no total mais de 54 mil itens. 

Aprender exige esperança de um amanhã melhor, sem este requisito a cognição não consegue se impor. Sendo assim, está sendo realizado o apoio psicossocial às equipes, alunos e familiares com o objetivo instrumentalizar a escola com ferramentas para a elaboração da experiência traumática e fortalecimento da aprendizagem. Isso contribui para o fortalecimento das relações de acolhimento, vivências coletivas na escola e no território, proporcionando confiança e pertencimento, impactando alunos, famílias e comunidade. 

É nosso compromisso trabalhar por uma educação mais inclusiva e que conecte os alunos com a realidade do mundo em que vivem e, neste momento de extrema necessidade, em que grande parte da comunidade escolar do Rio Grande Sul passa por grande dificuldade, estamos, mais do que nunca, ao lado das escolas públicas, para que possamos retomar nossa educação de forma plena e em outro patamar.


Juliano Colombo é Superintendente regional do Sesi-RS e escreveu a convite da nossa redação.

Comentários