Um fotógrafo brasileiro está entre os finalistas do prêmio Standard Chartered Weather Photographer of The Year 2024, uma das competições internacionais de fotografia climática e meteorológica mais prestigiadas do mundo. Acesse as dez fotos finalistas mais abaixo.
A fotografia "Rowing" (remo, em inglês) de Gerson Turelly, de Porto Alegre, foi selecionada por um painel de jurados e está entre as 25 finalistas do prêmio. A lista foi publicada no site da Royal Meteorological Society nesta quinta (19).
Veja a imagem de Gerson:
Gerson Turelly |
Além da concorrente brasileira, os destaques deste ano incluem uma tempestade de poeira no Saara, paisagens cobertas de gelo e secas históricas.
"Os participantes deste ano destacaram as regiões do mundo que enfrentam os piores impactos das mudanças climáticas, mas também trazem para casa a mensagem que as mudanças climáticas estão afetando os padrões climáticos de climas mais temperados e de sociedades mais confortáveis", afirma Liz Bentley, presidente-executiva da Royal Meteorological Society.
A votação para eleger a foto ganhadora é aberta ao público no site do Standard Chartered Weather Photographer of The Year e vai até o dia 17 de outubro. O vencedor será anunciado no dia 30 de outubro.
Veja as outras fotos finalistas e vote na sua preferida no site oficial do prêmio, clicando aqui
Registro da tragédia no Rio Grande do Sul
A concorrente brasileira na competição é um registro de uma das consequências mais marcantes das mudanças climáticas em 2024 no país: as enchentes no Rio Grande do Sul.
Os temporais deixaram mais de 180 mortos e quase 630 mil pessoas desabrigadas. A chuva forte no estado começou em 27 de abril e se estendeu por mais de 470 cidades.
Na imagem, Turelly mostra o centro de Porto Alegre durante as inundações no estado. Na fotografia, se destaca um jovem remando um caiaque em uma rua que se transformou em um rio no período.
À direita do remador, aparece o histórico prédio do Correio do Povo e da Rádio Guaíba, que inundou durate a enchente.
Gerson observou que o garoto estava indo em direção às áreas mais afetadas para ajudar a resgatar pessoas presas.
A composição e a iluminação da foto foram elogiadas pelo painel de jurados. A combinação do retrato dos impactos climáticos e meteorológicos também foi exaltada.
Os avaliadores comentaram como a imagem mostra "passado, presente e futuro". Enchentes sempre foram algo com que muitas regiões tiveram que lidar, mas, à medida que as mudanças climáticas intensificam as chuvas, as inundações vão se tornar ainda mais comuns.
Veja as outras fotos finalistas e vote na sua preferida no site oficial do prêmio, clicando aqui
Fonte: Site G1 e Redação AP
Comentários