NOTÍCIA #TRILEGAL: Acampamento Farroupilha 2024 abre neste sábado (7) em Porto Alegre

O Acampamento Farroupilha, a principal festa do tradicionalismo do Rio Grande do Sul, começa neste sábado (7), feriado da Independência do Brasil, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. Serão 16 dias de culto às tradições com a participação de 187 piquetes, segundo a Associação dos Acampados do Parque Harmonia (Acamparh). Milhares de visitantes são esperados pela organização para participar da festa tradicionalista até o dia 22 de setembro no horário das 9h às 24h.

Joel Vargas/PMPA

Nesta quinta-feira (5), os tradicionalistas realizavam os últimos ajustes na montagem dos piquetes, dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e dos Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs), que participam da festa neste sábado. A movimentação começou logo cedo, antes das 8h, em diversos piquetes. A novidade deste ano é que as ruas receberam nome de pessoas ligadas às tradições gaúchas, como Paixão Côrtes, Oliveira Silveira, Nico Fagundes, entre outros. A rua principal é chamada de Cancha Reta.

Agricultura Familiar 

Pela primeira vez na história, a mais popular das celebrações à cultura gaúcha terá uma feira da agricultura familiar. O evento receberá 39 agroindústrias que apresentarão o melhor da culinária e do artesanato típicos do Rio Grande Sul.

O espaço da agricultura familiar no Acampamento Farroupilha funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e, das 10h às 22h aos sábados e domingos. Na 47ª edição da Expointer, que terminou no último domingo (1º), o Pavilhão da Agricultura Familiar atingiu a marca inédita de R$ 10,8 milhões em vendas. A expectativa é manter o interesse da população pelos produtos da agricultura familiar em alta.

Em uma área de 325m², expositores de 32 municípios ofertarão uma grande variedade de embutidos, defumados, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, sucos, vinhos, licores, cachaças e erva-mate. No artesanato, estarão à venda produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira e porongos, além de artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.

Uma das pessoas que mais lutou pela presença dos empreendimentos familiares no Acampamento Farroupilha é a proprietária da agroindústria Chácara Vila Nova Orgânicos, Luci Mara Almeida. Moradora do bairro que dá nome à propriedade, localizada na Zona Sul de Porto Alegre, Luci conta que, desde 2023, vem fazendo articulações para que os produtores tenham um espaço de comercialização durante os festejos. “Conversamos com a equipe da SDR para nos dar respaldo na criação desse espaço e, agora, estamos muito felizes que o nosso empreendimento e também de outros expositores terão um excelente local para escoar a produção”, comemora.

O proprietário da Destilaria Alto da Cruz, Mateus Camargo, de Canguçu, afirma que é um orgulho participar de um dos principais eventos tradicionalistas do Estado. E acrescenta: “Um dos símbolos do 20 de Setembro é, justamente, o Acampamento Farroupilha. Então ficamos muito satisfeitos e orgulhosos de poder ocupar esse espaço das agroindústrias, que é um mercado que vem crescendo e se valorizando”.

Atrações

Neste ano, o Acampamento Farroupilha terá mais de 120 atrações musicais que irão se apresentar durante os 16 dias do evento, nos dois palcos: o principal, Jayme Caetano Braun, e o Palco Nico Fagundes.

O palco principal tem 360 graus, de forma que as apresentações poderão ser bem visualizadas pelo público de qualquer lado. Também os banheiros no Parque Harmonia ganharam novas estruturas de alvenaria e estão adaptados para PCDs e famílias.

A acampamento é 100% acessível, com a facilidade de deslocamento por meio de carrinhos elétricos. Na parte do comércio, haverá um pavilhão da Agricultura familiar com 40 expositores de vários municípios gaúchos. Todos os piquetes serão pontos de doações para as famílias atingidas pela enchente de maio.

Programação

A cerimônia de abertura, marcada para o meio-dia deste sábado no Palco Jayme Caetano Braun, contará com a apresentação da música-tema dos festejos, homenagens ao centenário de Jayme Caetano Braun, e a entoação dos hinos nacional e estadual. A Chama Crioula, acesa no Alegrete, será trazida ao parque por André Laçador, destacando a figura do tradicionalismo e da reconstrução comunitária.

O evento terá a participação de 187 piquetes e terá como tema cultural o centenário do poeta e compositor Jayme Caetano Braun, ícone da cultura gaúcha e reconhecido como pajador, poeta, músico e compositor. A patrona será Vera Lúcia Menna Barreto, professora aposentada com longa trajetória no movimento tradicionalista gaúcho.

Na programação dos 16 dias de evento estão previstas mais de 120 atrações culturais. O foco desta edição será solidário, com a arrecadação de donativos (alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene e itens elétricos e domésticos) para as pessoas que foram atingidas pelas enchentes de maio no Estado. Todos os piquetes serão pontos de arrecadação de doações.

Fonte: O SUL, Correio do Povo e Jornal do Comércio




Comentários