NOTÍCIA #TRILEGAL: Hospital de POA recebe equipamento de ponta para cirurgias de câncer cerebral infantil

Boa notícia no Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre: a unidade recebeu um novo equipamento com sistema de neuronavegação para cirurgias menos invasivas de câncer cerebral infantil. A novidade foi viabilizada graças a uma doação inicial de R$ 1 milhão da Cyrela Goldsztein e da família Peixoto.


Vinícios Sparremberger / Divulgação


O aparelho é o que há de mais moderno para atender crianças menores de 5 anos em cirurgias envolvendo tumores na cabeça. A expectativa é de que a máquina ajude a viabilizar cerca de 120 cirurgias por ano, beneficiando todo o sul do país, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por convênios. 

Hoje, 80% dos atendimentos do Hospital Santo Antônio são pelo SUS. 

— Esta doação vai proporcionar um tratamento mais eficaz aos pacientes. Ficamos muito contentes em poder contribuir com o trabalho da Santa Casa, que é referência no Estado — destacou Fernando Goldsztein, membro do Conselho de Administração da Cyrela, na cerimônia que marcou a entrega da nova tecnologia.

Detalhe: em 2019, Goldsztein criou a Medulobastoma Initiative (MBI), uma ONG para financiar a pesquisa de um medicamento para curar um câncer que mata milhares de crianças todos os anos.

O evento contou ainda com a presença de Alfredo Guilherme Englert, provedor da Santa Casa, Fernando Lucchese, diretor-médico do hospital, Jorge Wladimir Junqueira Bizzi, chefe do Serviço de Neurocirurgia Pediátrica e demais membros da diretoria executiva do complexo de saúde.

Sobre o hospital

O Hospital da Criança Santo Antônio é a maior e mais moderna unidade pediátrica do Rio Grande do Sul, referência nacional em atendimento pediátrico de alta complexidade. Destaca-se em áreas como cirurgia cardíaca, cirurgia torácica, neurocirurgia, nefrologia, ortopedia, transplantes, gastroenterologia e oncologia.

Estruturado para fazer frente às novas tendências em pediatria, conta com especialistas e tecnologia para o tratamento de doenças congênitas que exigem alta complexidade e alto grau de intervenção.

Os pequenos pacientes ficam em ambientes planejados, com salas de recreação em todos os andares de internação, áreas de lazer, salas de descanso dos pais e elevadores exclusivos.

Um dos destaques é o Centro de Medicina Fetal, um serviço que proporciona acompanhamento detalhado da gestante, com objetivo de estimar riscos, diagnosticar e tratar possíveis complicações da gravidez, sejam relacionadas à mãe ou ao bebê.


Fonte: GZH






Comentários