NOTÍCIA #TRILEGAL: Depois de mais de CINCO meses, aeroporto Salgado Filho volta a receber pouso de um avião
Pousou na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9h48min desta sexta-feira (18), a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que trouxe os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e suas comitivas. É o primeiro avião a tocar o solo do local em mais de cinco meses, depois da enchente de maio de 2024.
O local foi fechado em 3 de maio, e o maior aeroporto do Rio Grande do Sul permaneceu assim deswde então.As autoridades vieram para uma cerimônia oficial de reabertura. Apesar do pouso, o evento de reinauguração é simbólico. A reabertura comercial ocorre mesmo na próxima segunda-feira (21), com a volta do público e dos voos regulares — o primeiro avião de companhia aérea, da Azul, tocará a pista às 8h10min, vindo de Campinas (SP). Há confirmação da retomada de voos para seis terminais do Brasil.
Como foi o trabalho
A chegada do voo com ministros nesta sexta-feira significa a conclusão da “fase 2” no processo de retomada do Salgado Filho. Entre os trabalhos realizados nesta segunda etapa, estão limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400 metros da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways D, M4, F e TL.
Também foram recuperados os sistemas de bagagem da área internacional e da área de restituição de bagagem doméstica. A reforma ainda incluiu escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.
Segundo a Fraport, mais de 1,2 mil pessoas trabalharam a recuperação do aeródromo, num cronograma que ocupava as 24 horas do dia para acelerar a conclusão. "Atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal", salientou.
Presente à solenidade, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, citou o "impacto bilionário negativo" que o período sem o aeroporto provocou na economia gaúcha e comemorou a retomada:
— É um dia histórico do processo de reconstrução.
Próximas fases
Depois disso, a partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas no terminal, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.
Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.
A Base Aérea de Canoas, que foi incluída na malha aérea emergencial instituída com o fechamento do aeroporto Salgado Filho, vem operando, diariamente, até 26 voos de partida e chegada, atendendo aproximadamente 4,5 mil passageiros. A operação comercial no local será encerrada a partir da retomada comercial do aeroporto da Capital.
Horários e lojistas
Até a conclusão das obras de reparo no Salgado Filho, os voos ocorrerão entre 8h e 22h. Fora deste horário, os trabalhos seguem diariamente para concluir a restauração da pista até o dia 15 de dezembro.
Na parte de operações comerciais do aeroporto, cerca de 70% dos lojistas que já estavam instalados antes da enchente estão prontos para operar a partir da próxima segunda. De acordo com a Fraport, esses serviços também deverão ter incremento escalonado nas próximas semanas.
Conforme o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fraport obteve crédito de R$ 100 milhões para capital de giro, além de ter sido beneficiada com a suspensão temporária de pagamentos de financiamento e com a liberação de recursos em contas de garantia, que representam um auxílio de mais R$ 165 milhões para a retomada das atividades do aeroporto.
Fonte: Correio do Povo e GZH
Comentários