O pequeno Henzo, hoje com um mês de vida, está entre os bebês que receberam uma caixa-berço contendo diversos itens de enxoval, como fraldas, roupinhas, lençol, toalhas, trocador, meias, mosquiteiro e kit de higiene. O projeto é uma iniciativa da Associação Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (Ahmi) para bebês de famílias de baixa renda nascidos na instituição de Porto Alegre.
Cristine Rochol / PMPA |
As doações foram uma boa surpresa para a mãe Dara Santos Martins, 27 anos. “A caixa-berço é muito útil, quando tenho que fazer as tarefas da casa, coloco o bercinho onde estou e posso ficar tranquila sabendo que o Henzo está seguro”, conta. Outra forma de utilizar o berço é no sono da noite, evitando colocar o bebê na cama com os pais, o que pode causar risco elevado de sufocamento.
A gerente administrativa da Ahmi, Natália Laurindo, explica que o projeto surgiu da necessidade de acolher as mães em vulnerabilidade social. “Criamos o Ahmi Bebê no intuito de combater a mortalidade infantil, pelo risco de sufocamento ao dormir com pais ou irmãos, além de orientar as famílias nos primeiros momentos da maternidade”, afirma.
Laís Pereira, 27 anos, é mãe do Bernardo, de 3 anos e meio. “O projeto sempre me acolheu muito bem, desde que o Bernardo nasceu e nas primeiras consultas de acompanhamento”, diz. Segundo ela, as orientações são muito importantes, como lavar as mãos antes de interagir com o bebê e evitar que fumantes fiquem no mesmo ambiente.
Mais de 3 mil mães e seus bebês já foram beneficiados com a iniciativa. A cada mês, 120 pacientes do HMIPV entram no projeto, em média, e recebem acompanhamento nos três primeiros meses de vida do recém-nascido.
Fonte: Correio do Povo
Comentários