Cidade de Campo Bom é destaque no RS em gestão positiva da merenda escolar

Campo Bom foi reconhecida como uma das duas cidades do Rio Grande do Sul com Gestão Positiva da merenda escolar, conforme avaliação do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cecane UFRGS). A classificação é destinada a municípios que atendem a critérios como aquisição de alimentos da agricultura familiar. O mínimo exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é 30%, enquanto o município do Vale do Sinos alcança quase 60%.

Lucas Unser/PMCB/Divulgação


O resultado da avaliação, realizada em agosto, foi divulgado em novembro. O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), destacou a importância da merenda escolar para a gestão municipal. “A merenda escolar é um assunto muito caro para a nossa gestão, que sempre priorizou a educação. Além de custear toda a merenda, garantindo que as escolas não precisassem mais fazer promoções, reformulamos o cardápio pensando na segurança alimentar e nutricional dos nossos alunos”, afirmou o chefe do executivo campo-bonense.

Entre as mudanças realizadas, o consumo de açúcar foi reduzido de 1,5 mil kg por mês, em 2016, para menos de 800 kg atualmente. Além disso, estudantes com alergias ou restrições alimentares passaram a contar com cardápios específicos.

Os alunos demonstraram aprovação das mudanças no cardápio mais saudável. Um teste de aceitabilidade, aplicado em junho, revelou que 91% dos estudantes da rede municipal aprovaram a merenda oferecida nas escolas.

Campo Bom também foi destacada pelo desempenho dos anos iniciais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), outro fator considerado para a avaliação da Gestão Positiva da merenda escolar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários