“Erasmo Esteves”, álbum póstumo do cantor Erasmo Carlos, que morreu aos 81 anos em novembro de 2022, ganhou a categoria Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa no Grammy Latino 2024. O filho de Erasmo, Leonardo, foi quem recebeu o prêmio em nome do pai. “Meu pai é para vocês”, disse ele no momento.
O álbum, lançado em maio de 2024, é um tributo póstumo ao cantor, ícone do rock brasileiro e figura central da Jovem Guarda. Produzido por Pupillo Oliveira e Marcus Preto, o projeto visa não só reverenciar o legado musical do artista, mas também atualizar sua obra para novas gerações.
Reprodução Instagram |
“Erasmo Esteves” reúne composições inéditas de Erasmo, interpretadas por uma nova geração de músicos brasileiros, incluindo nomes como Emicida, Marina Sena, Rubel, Tim Bernardes, Xênia França e Gaby Amarantos. A faixa “Tijuca Maluca”, que reúne vários desses artistas, destaca a colaboração e o diálogo entre diferentes estilos musicais.
A produção do álbum teve início em 2022, após o sucesso do Grammy Latino conquistado por Erasmo com o álbum “O Futuro Pertence à… Jovem Guarda”. Mesmo no final da vida, o artista estava envolvido no processo criativo e sonhava com novos projetos.
Em “Erasmo Esteves”, ele é homenageado através de uma pesquisa aprofundada em seus cadernos, bilhetes, manuscritos e até fitas cassete com gravações inéditas, que inspiraram novas composições.
O título do álbum, “Erasmo Esteves”, reflete a intenção de mostrar tanto o artista quanto o homem por trás da lenda, aproximando o público de sua personalidade e processo criativo.
O álbum também destaca a colaboração de compositores como Arnaldo Antunes, Nando Reis e Paulo Miklos, que finalizaram as canções, garantindo que o som de Erasmo fosse fiel ao seu espírito, ao mesmo tempo em que dialogava com as novas influências da música brasileira contemporânea.
A Academia Latina da Gravação está anunciando os vencedores da 25ª edição do Grammy Latino nesta quinta-feira (14), em uma cerimônia no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos.
O evento conta com performances dos brasileiros Anitta, Tiago Iorc, Alok, Simone Mendes e Jão.
A cerimônia se divide em duas partes. A primeira delas, chamada de Première, começou às 15h (horário de Brasília) e é transmita pelas plataformas oficiais da Academia Latina e Gravação. É nela que é entregue a maioria dos prêmios do Grammy Latino, incluindo as categorias as dedicadas exclusivamente a artista brasileiros.
A apresentação conta com a cantora Luísa Sonza, que é acompanhada pela argentina María Becerra e pela colombiana Juliana Velásquez.
A cerimônia principal do Grammy Latino em si começará às 22h (horário de Brasília) e é antecedida por uma hora de pré-show. No Brasil, a transmissão fica a cargo do canal BIS e do Globoplay.
A voz de “Envolver” e “Bellakeo” e Xande de Pilares são os únicos artistas nacionais que concorrem nas categorias gerais da premiação. Ela está indicada na categoria de Gravação do Ano com “Mil Veces” e Xande de Pilares briga pelo troféu de Álbum do Ano com “Xande canta Caetano”. Confira aqui todos os brasileiros indicados ao Grammy Latino deste ano.
Fonte: CNN Brasil
Comentários