#RetomaRS: Reabertura do aeroporto de Porto Alegre produz efeitos no turismo

O aeroporto de Porto Alegre ficou fechado por mais de cinco meses. Agora, há voos para 11 cidades, sendo sete delas fora do Rio Grande do Sul. Os voos internacionais devem ser retomados em dezembro com a conclusão das obras na pista. Essa reabertura do aeroporto Salgado Filho, depois de seis meses das enchentes devastadoras de maio, já produziu efeitos no turismo.

Veja exemplos nesta reportagem do Jornal Nacional, reproduzida pelo site G1.


Divulgação/Fraport Brasil

Alex e Naila vão comemorar o aniversário de casamento em Gramado. A viagem, planejada desde janeiro, tinha virado uma incerteza por causa da enchente de maio.

"A gente ficou muito preocupado. Como que seria, se a gente conseguiria vir ou não. E aí chegando no aeroporto a gente viu que está funcionando tudo bem", conta o cooperativista, Alex Henrique Molan.

O aeroporto de Porto Alegre ficou fechado por mais de cinco meses. Agora, há voos para 11 cidades, sendo sete delas fora do Rio Grande do Sul. Os voos internacionais devem ser retomados em dezembro com a conclusão das obras na pista.

"Hoje, por questões ainda de obra, nós só temos 14 horas de operação, nós não temos operação noturna. Mas se nós pegarmos essas 14 horas e comparar com as 24 de antes, a gente tem a operação bastante parecida com o que ocorria antes da enchente", afirma o diretor de operações, Fabricio Cardoso.

O aumento de passageiros multiplicou a oferta das empresas de transporte. Tem turista que agenda antes de chegar. Outros negociam na hora. O guia de turismo, Paulo Daitx passa os dias fazendo viagens pra Gramado.

A cidade 100%turismo, mais de 300 restaurantes, mais de 150 hotéis, e mais de 30 parques. Hoje nós estamos caminhando para o rumo certo, né?", destaca.

Uma área do aeroporto é reservada para vans e ônibus que recebem os passageiros no desembarque. É como se fosse uma estação rodoviária. A diferença é que lá, quase todos têm o mesmo destino: a Serra Gaúcha.

O Everton é dono de uma empresa que transportava, em média, 250 pessoas por mês antes da inundação. Com a reabertura do aeroporto, já recuperou metade da clientela.

"Já estamos felizes, que a cidade já está se restabelecendo. Gramado, Serra Gaúcha, toda a mil com o Natal Luz, então já é um número bem satisfatório", diz o empresário, Everton Hendz de Souza.

Quem passa alguns dias por lá, sai com a vontade de ficar ainda mais.

"Não tem palavras, é lindo. A noite aqui é maravilhosa, iluminado, divino", ressalta a contadora, Claudia de Almeida Santos.

"A conversa de todo mundo é voltar, trazer os parentes que não vieram. Mas com certeza a gente vai voltar", pontua o comerciante., Luiz Antonio Rocha Costa.

Fonte: Jornal Nacional/TV Globo/G1

Comentários