CONFIRA: Porto Alegre amplia pontos de internet livre e gratuita

O Mercado Público conta agora com acesso público e gratuito à internet. A iniciativa, da Procempa e da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, beneficiará aproximadamente 15 mil pessoas que passam diariamente pelo local. 

Segundo o prefeito Sebastião Melo, a novidade é mais um atrativo entre as medidas tomadas pela gestão municipal para revitalizar o Mercado Público. "Mais um extraordinário serviço que já está em funcionamento na alma do Centro Histórico. Se você quer chamar um Uber, um táxi, passar um PIX, pagar mais rápido as compras que você vai fazer, é isso que melhora e facilita a vida dos cidadãos", diz Melo.

Alex Rocha/PMPA 

"O wi-fi livre e público no mercado reforça o compromisso da Procempa com a inclusão digital em Porto Alegre”, destaca a presidente da Procempa, Letícia Batistela. Ela ressalta a importância da conectividade em um dos pontos turísticos mais frequentados de Porto Alegre.

Além dos visitantes, aproximadamente mil pessoas fazem o mercado operar todos os dias da semana. O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, salienta a relevância da iniciativa para a cidade. “A internet gratuita no Mercado Público, além de promover a inclusão digital, será mais um atrativo para conectar ainda mais pessoas a nossa história e cultura'', afirma.

Loteamento Santa Terezinha


O loteamento Santa Terezinha é o primeiro de Porto Alegre a receber acesso à internet pública e gratuita em toda a sua extensão, beneficiando mais de 3 mil pessoas. A ação, que faz parte do projeto Internet nos Loteamentos, foi entregue nesta segunda-feira, pela Procempa e pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) em evento realizado no Centro Social Marista Irmão Bertolini, que foi o articulador local da iniciativa.

É o primeiro projeto da Procempa para atender um loteamento inteiro com internet pública e gratuita, com 15 rádios que funcionam como roteadores de wi-fi. Há cartazes espalhados pela comunidade que orientam o acesso à rede e, através do telefone 156, também é possível reportar incidentes com a conexão.

A Procempa atua nas comunidades por meio do Programa de Inclusão Digital. "Há uma mudança no conceito de moradia digna, além de água e luz, sem internet não se consegue emprego, não se consegue estudar”, afirma a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler. A Companhia tem desempenhado um papel fundamental na transformação digital em Porto Alegre. “A oferta de serviços é o principal caminho para a inclusão digital. Dessa forma, vamos promover transformação social de verdade”, completa.

André Machado, secretário de Habitação e Regularização Fundiária, destaca que o projeto comprova o compromisso da prefeitura com o loteamento Santa Terezinha. Ele explica que o projeto não limita o conteúdo que a pessoa acessa: “A pessoa é livre, ela vai acessar aquilo que ela quiser. Todo mundo vai poder acessar serviço público, se capacitar, se divertir", completa.

O diretor do Centro Social Marista Irmão Bortolini e articulador local da ação no loteamento, Irmão Miguel Orlandi, ressalta a importância do acesso à conectividade como um processo de inclusão digital e social: "O acesso à internet para todo mundo é extremamente importante para acessar o futuro". Carlos Alberto Leão, 22, residente do loteamento, e que participa do projeto comunitário Semente do Plástico, destaca o uso da internet como ferramenta de divulgação que inspira novas ideias para reaproveitar o plástico. “A gente precisa estar conectado para fazer a divulgação e venda dos produtos”, completa. O projeto Semente do Plástico, sediado no Santa Terezinha, produz objetos de uso diário com materiais recicláveis.

Inclusão digital

Alinhado a oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Programa de Inclusão Digital da Procempa garante o acesso à internet pública e gratuita em áreas de Porto Alegre. O programa já levou conectividade a oito quilombos, 168 relógios digitais, 100% das escolas municipais, Mercado Público e ao Trecho 3 da Orla do Guaíba. O projeto Territórios Inovadores, ramificação do Programa de Inclusão Digital, também oferece conexão de qualidade a oito comunidades da cidade: Morro da Cruz, Vila Planetário, Restinga, Mário Quintana, Bom Jesus, Cruzeiro, Ilha dos Marinheiros e Ilha da Pintada. 

Fontes: Correio do Povo e PMPA

Comentários