Fraport confirma retomada plena do aeroporto de Porto Alegre para segunda, dia 16

A recuperação do Aeroporto Salgado Filho é um dos principais símbolos da retomada da economia gaúcha no pós-cheias de maio. E a aposta no potencial logístico dessas instalações pode garantir pontos importantes no fortalecimento do Rio Grande do Sul em relação à economia global nos próximos anos. Um passo a mais nesse sentido começa a ser dado na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, quando o complexo aeroportuário gaúcho volta a operar com capacidade plena. A informação foi destacada pelo diretor comercial e de logística da Fraport Brasil, Rodrigo Sousa, durante sua participação no painel do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, evento realizado pelo Jornal do Comércio, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Divulgação

O diretor comercial e de logística da Fraport Brasil confirmou informação, já adiantada pelo JC, de que no dia 16 de dezembro o aeroporto de Porto Alegre será completamente reaberto, inclusive para voos internacionais. A partir daí, aponta Souza, a retomada de rotas será gradual, dependendo das empresas aéreas. Além disso, ele deu uma boa notícia: "em janeiro já teremos 91% dos voos que tínhamos em janeiro de 2024".

Atualmente, 80% do volume do terminal de cargas do aeroporto de antes da enchente já estão recuperados. Como oportunidade, ele listou o fato de o Rio Grande do Sul ser o segundo estado que mais recebe estrangeiros, apenas atrás de São Paulo. 

"O mercado logístico cresce acima de dois dígitos no mundo, mas o Brasil, durante muito tempo, não investiu em infraestrutura. São Paulo, por exemplo, colapsou ao tentar seguir este ritmo da logística. Aproveitar as oportunidades para investimentos em infraestrutura, que permitam atender a esse potencial logístico é um diferencial que nós acreditamos ter em Porto Alegre", diz o diretor comercial e logístico da Fraport, Rodrigo Souza.

Para que se tenha uma ideia, mesmo ainda sob os efeitos da cheia e sem o funcionamento do aeroporto para pousos e decolagens, desde junho o terminal de cargas internacionais criado pela Fraport em Porto Alegre já operava. E, atualmente, chega a 1,6 mil toneladas de cargas por mês, 80% do fluxo normal.

"O terminal de carga internacional é uma convicção nossa, com muito a crescer ainda. Ele opera com 45% da sua capacidade, por exemplo. E nos últimos meses, garantiu alto volume de movimentação somente com cargas terrestres, vindas na maior parte de São Paulo, e que são nacionalizarás aqui. Com a retomada dos voos internacionais em breve, o volume deve aumentar e qualificar", estima o diretor.

Potencial há. O RS é o segundo estado brasileiro que mais recebe estrangeiros, e, somente entre trabalhadores, o ecossistema do Salgado Filho movimenta 4 mil pessoas. Ao apontar as oportunidades geradas a partir dessa estratégia, Souza revela que, em breve, um novo condomínio logístico deve ser anunciado junto à estrutura do aeroporto.

"A aviação passa por um momento desafiador. Olhando para as oportunidades, surge aí um campo importante para voos com aeronaves menores, com o reforço de rotas regionais",aponta.

Fonte: Jornal do Comércio, clique aqui para ver o conteúdo original

Comentários