O primeiro ônibus elétrico articulado de Porto Alegre já está sendo testado nas ruas da capital. O veículo ficará em operação por 30 dias, em quatro diferentes linhas, em sistema de rodízio, atendendo diversas regiões da cidade. Nesta quinta-feira, começou o primeiro trajeto da linha 398 – Pinheiro. A operação, que transporta diariamente mais de 16 mil passageiros entre o Centro Histórico e o bairro Lomba do Pinheiro, na divisa com Viamão, percorrendo um trajeto de 23 quilômetros.
Cesar Lopes/PMPA |
O veículo atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre, para apresentação, análise e testes de soluções inovadoras com foco nos fabricantes de veículos elétricos que tenham interesse em demonstrar essa tecnologia na frota da Capital.
“A mobilidade humana e principalmente os cidadãos ganham muito com uma frota eletrificada e moderna. Estamos trabalhando para que Porto Alegre tenha acesso a ônibus cada vez mais sustentáveis e tecnológicos”, disse o prefeito Sebastião Melo.
Durante a entrega do veículo, Melo, acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Pedro Bisch Neto, conheceu o veículo articulado elétrico que ficará em operação por 30 dias, em quatro diferentes linhas, em sistema de rodízio, atendendo diversas regiões da cidade. A vice-prefeita Betina Worm também participou da entrega.
A iniciativa integra o Programa Mais Transporte que busca qualificar o serviço prestado aos usuários. “Vamos realizar testes com este veículo de alta capacidade em trajetos com características variadas para avaliar seu desempenho operacional. Queremos proporcionar aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente com esses ônibus 100% elétricos, o que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo“, afirma Castro Júnior.
A Secretaria de Mobilidade Urbana submeteu o projeto ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal para renovação da frota e aquisição de ônibus elétrico, totalizando mais de R$ 1 bilhão de investimento para a qualificação do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre.
Linhas 100% elétricas
Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo em três linhas 100% elétricas: E178 – Praia de Belas, E378 – Integradora e E703 – Vila Farrapos.
“Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente”, conclui Castro Júnior.
Fonte: Redação #AP, PMPA e O SUL
Quer boas notícias todos os dias?
Comentários