Ao longo de duas décadas e meia, o WinBelemDon passou por momentos para lá de complicados. Em mais de uma ocasião, quase fechou as portas por falta de dinheiro. Em 2017, foi abalado por um incêndio em parte da estrutura localizada na rua Heitor Viêira. Resistiu de pé às intempéries e agora planeja a expansão. Tanto dentro como fora da sede.
O projeto mais próximo é a criação de uma biblioteca comunitária, que ficará localizada na praça Carlos Santa Helena, em frente à sede. O local foi adotado pela ONG e deve receber contêineres navais adaptados. Um deles vai virar uma biblioteca com capacidade para até 6,5 mil livros. A ideia é emprestar não apenas os livros, mas bolas de basquete, tênis, vôlei e até mesmo cadeiras de praia para quem preferir caminhar alguns metros e ler o livro à beira do rio Guaíba. Outro contêiner servirá como um auditório com capacidade para 60 pessoas. O planejamento prevê a inauguração oficial em agosto. A garantia é que tudo saia até outubro, mas as previsões mais otimistas dão conta de que pode ser que em julho tudo já esteja pronto.
Outra frente da reforma se localiza dentro da sede, também com contêineres, que serão colocados em frente à área onde está localizada a quadra de saibro do WimBelenDon. As construções serão utilizadas como salas multiuso para as diversas atividades do projeto social.
Na soma dos novos espaços, tanto na praça quanto dentro da sede da ONG, o cálculo é que a capacidade de atendimento às crianças e jovens possa dobrar, passando de 100 para 200 vagas.
Fonte: Correio do Povo
Quer boas notícias todos os dias?
Comentários