A realização de programas culturais traz importante contribuição para a melhora da saúde mental dos brasileiros, aponta a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha.
O levantamento ouviu 2.494 indivíduos entre 16 e 65 anos de todas as regiões do país e em diversos níveis de escolaridade e classes sociais, em agosto de 2024. Os resultados mostram que 87% dos entrevistados concordam totalmente ou em partes que atividades culturais diminuem o estresse e a ansiedade e 86% apontam que melhoram a qualidade de vida.
Nainoa Shizuru/Unplash |
Para 83%, vivências culturais diminuem a sensação de solidão, melhoram o relacionamento com as pessoas de casa (83%) e melhoram o relacionamento no trabalho (80%). Os benefícios das atividades culturais são mais percebidos pelos moradores de cidades médias, pelas mulheres e pelos indivíduos mais escolarizados, com maior renda e entre os grupos de menor faixa etária.
O estudo detectou, por exemplo, que a diminuição da sensação de tristeza com a realização de atividades culturais é 5 pontos maior entre as mulheres (88%) do que entre os homens (83%). A pesquisa mostrou também que a diminuição do estresse é levemente mais forte em municípios de médio porte (91%) do que em grandes e pequenas cidades, ambas com 86% de menções para este quesito.
Já a sensação de melhoria de qualidade de vida proporcionada pela cultura é maior entre os indivíduos com ensino superior (91%) do que entre os que têm somente o ensino fundamental (83%). Diferença semelhante foi verificada, também, no caso de diminuição do estresse (91% contra 84%), diminuição de sensação de tristeza (89% contra 82%) e diminuição de sensação de solidão (85% contra 80%).
Os benefícios da cultura sobre a saúde mental também são mais percebidos entre as faixas de renda mais altas. A diminuição do estresse é apontada por 90% dos indivíduos da Classe AB contra 84% na DE. Mesmo fenômeno verificado em relação à melhora da qualidade de vida (90% contra 81%), diminuição da tristeza (89% contra 82%), diminuição da solidão (84% contra 78%), melhora de relacionamento com pessoas de casa (83% contra 79%) e melhora de relacionamento no trabalho (81% contra 79%).
A pesquisa Hábitos Culturais também avaliou a incidência de problemas de saúde mental nos últimos 12 meses entre os brasileiros. Dos entrevistados, 42% declararam ter tido algum problema de saúde mental em 2024 e 64% procuram ajuda para enfrentar a situação.
Fonte: Matinal Jornalismo
Quer boas notícias todos os dias?
Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!
Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):
Instagram
Facebook
Linkedin
X-Twitter
Podcast da #AtitudePositiva no Spotify
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários