Uma baleia orca foi avistada no mar de Capão da Canoa, no Litoral Norte do RS, na última segunda-feira (20). O registro foi feito com um drone (confira o vídeo no site G1, link abaixo) De acordo com Ignácio Moreno, pesquisador do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR), e professor de biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esses animais não costumam aparecer com frequência no mar de países tropicais.
Reprodução/@voltaporcima.drones |
"São espécies comuns em regiões mais frias, mais polares, mas aqui no Brasil elas ocorrem ao longo de toda a costa. Aqui no Rio Grande do Sul parece ser uma passagem", afirma Moreno.
O pesquisador avalia que o animal provavelmente seja uma fêmea ou um macho sub-adulto. Ainda de acordo com o professor esses animais não apresentam riscos para humanos, mas é importante tomar alguns cuidados ao avistar o mamífero.
"Os banhistas não precisam ter medo. Existem relatos de pessoas nadando, mergulhando e as orcas se aproximarem. São animais curiosos, mas não tem que se desesperar. É importante também não se aproximar, porque pode ser que tenha algum filhotinho, a mãe possa se sentir ameaçada e possa tomar alguma atitude, como qualquer animal selvagem", alerta o pesquisador.
Clique para ver o conteúdo original e o vídeo no site G1
Quer boas notícias todos os dias?
Comentários