NOTÍCIA #TRILEGAL: Símbolo de resistência da enchente de 2024, cavalo Caramelo é premiado como “Bicho do Ano”
A comoção coletiva em torno do cavalo Caramelo durante os eventos climáticos que atingiram as cidades gaúchas em maio do ano passado deu ao animal o título de campeão, na categoria Bicho do Ano. A eleição, que aconteceu por meio de voto popular no final de 2024, reconheceu a emocionante história de sobrevivência do animal, que se tornou um símbolo de resistência do povo gaúcho após ser resgatado do telhado de um galpão, no bairro Mathias Velho, em Canoas, durante as enchentes que devastaram o RS. O Prêmio F5 é uma organização da Folha de São Paulo.
Bruna Jesus / Ulbra |
Conforme o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Jean Soares, esse reconhecimento demonstra a força e a importância que ele tem, além de representar a causa animal. “O que aconteceu com Caramelo foi muito simbólico e vamos fazer o nosso melhor para garantir o seu bem-estar. Cuidar dos animais é a nossa missão", afirmou Soares.
Devido ao tempo que ficou ilhado, Caramelo foi resgatado com os movimentos restritos. Desenvolveu algumas lesões na pele, nos músculos e a pata traseira direita foi lesionada, mas evoluiu bem diante dos cuidados prestados pela equipe de médicos veterinários da Universidade. Por ter sido abandonado pelo tutor e apresentar sinais de maus-tratos, o cavalo permaneceu sob a guarda temporária da Ulbra até ser oficialmente adotado pela instituição no final de 2024.
Ele recebeu vacinas contra tétano, influenza e encefalomielite equina, além de receber cuidados odontológicos e a implantação de um microchip para identificação, garantindo a identidade e facilitando o controle e monitoramento de sua saúde. O animal está saudável e já não necessita mais de suplementos, tendo ganho mais de 50 quilos desde sua chegada à Ulbra, alcançando um peso aproximado de 400 quilos.
A Universidade projeta a construção de um santuário e está em busca de parceiros para que a obra seja concretizada o mais breve. Atualmente, Caramelo é mantido na fazenda-escola da Ulbra, ao lado de outros animais de grande porte.
Fonte: Correio do Povo
Comentários