Porto Alegre se enche de música, emoção e história para celebrar importantes datas: os 80 anos de Elis Regina, os 253 anos da capital gaúcha e o mês da mulher. Em uma apresentação especial, na rua, aberta e todos, o tributo Alô, Alô, Marciano! - 80 anos de Elis Regina convida o público para uma noite inesquecível, onde a força e o legado de Elis serão homenageados com intensidade e paixão. O show será dia 23 de março, às 18h, junto à estátua de Elis Regina, localizada na Orla do Guaíba, ao lado da Usina do Gasômetro, e é uma iniciativa da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Rogério Fernandes/Divulgação |
A cantora jazzista Marguerite Silva Santos (foto acima) sobe ao palco para celebrar a memória da eterna rainha da MPB. Marguerite, cuja trajetória é marcada pelo afeto e pela forte ligação com a obra de Elis, será acompanhada por um time de músicos incríveis: Davi Moreira na guitarra e nos arranjos, Alexandre Olly na bateria, Ezequiel de Paula no contrabaixo acústico, Tuti Rodrigues na percussão, Césio Sandoval Peixoto no pandeiro, Jonas David no piano, Rafael Marques na flauta transversal e Di Farias no violino. O repertório promete reviver alguns dos maiores sucessos imortalizados por Elis Regina, trazendo interpretações que marcaram gerações. Entre as canções escolhidas, estão "Casa no Campo", de Tavito e Zé Rodrix, lançado em 1972. "Alô, Alô, Marciano!", composto por Roberto de Carvalho e Rita Lee, lançado em 1980. "Atrás da Porta", de Chico Buarque e Francis Hime, lançado em 1972, além de "Vou Deitar e Rolar", de Paulo César Pinheiro, lançado em 1970.
A apresentação contará também com a participação especial da poetisa e escritora Fátima Farias e sua potente poesia e da cantora Maria do Carmo Carneiro, uma das grandes vozes gaúchas de todos os tempos, unindo poesia, musicalidade e muita emoção nessa homenagem.
Marguerite Silva Santos, licencianda em Música pela UFRGS, é cantora jazzista, pianista e Educadora Musical. Premiada com o prêmio Trajetória Cultural Sirley Amaro (2021), acumula vasta experiência em musicais, óperas, samba e jazz. Sua carreira é marcada pela fusão dos ritmos do Rio Grande do Sul e da África Negra. Ao longo de sua carreira, esteve em alguns dos principais palcos de Porto Alegre, incluindo o Theatro São Pedro, Teatro Renascença e a Casa de Cultura Mário Quintana.
Entre os músicos destaca-se Davi Moreira, bacharel em violão erudito pela UFRGS, que se aperfeiçoou com mestres como Barbosa Lima, Abel Carlevaro e Paulo Bellinati, além de realizar Master Classes com Hélio Delmiro e Guinga. Premiado como compositor e produtor musical, teve arranjos executados pela Camerata de Porto Alegre. Versátil, pesquisa e atua em blues, rock, jazz, nativismo, MPB e música erudita. Davi é parceiro de Marguerite no projeto Concerto Ébano e Marfim e assina os arranjos desta apresentação do dia 23.
ALÔ, ALÔ, MARCIANO! – 80 ANOS DE ELIS REGINA
Espetáculo que reúne Marguerite Silva Santos e banda, além de convidadas especiais: Fátima Farias e Maria do Carmo Carneiro
Dia 23 de março, às 18h
Orla do Guaíba – na estátua de Elis Regina – ao lado da Usina do Gasômetro
Entrada franca
Uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários