O mais importante festival latino-americano de cinema de gênero, retorna às telas dos cinemas de Porto Alegre para sua 21ª edição entre os dias 9 e 27 de abril. Neste ano, o Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre será realizado em cinco diferentes espaços: Cinemateca Capitólio, Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários, Sala Redenção e Instituto Ling. Além disso, parte da programação estará disponível online e gratuitamente na plataforma Darkflix, com exclusividade para espectadores dentro do território brasileiro. O 21º Fantaspoa é uma apresentação da Fantaspoa Produções e do Instituto Ling, e conta com patrocínio da Crown Embalagens e do Banrisul. Os ingressos antecipados já estão à venda nas salas de cinema (detalhes no serviço abaixo).
Divulgação |
Como já é tradição, o festival iniciará com uma sessão musicada. Dessa vez o filme escolhido foi o clássico “O Fantasma da Ópera”, de Rupert Julian, que completa cem anos neste ano, e será exibido ao vivo com música interpretada pelo violonista argentino Germán Suane. A interpretação de Lon Chaney como Erik, o fantasma assassino que assombra a Ópera de Paris, é um dos personagens mais icônicos do cinema, e o festival usará esta exibição especial para celebrar o grandioso centenário do filme. O palco da atividade será novamente o Instituto Ling.
Fucktoys/Divulgação |
Em uma declaração conjunta dos diretores do festival, João Fleck, João Teixeira e Nicolas Tonsho: "Estamos muito orgulhosos da programação que montamos, tendo recebido mais de 1.300 inscrições para esta edição. Mais de 90% das nossas inscrições vieram diretamente da plataforma FilmFreeway, e selecionamos 18% dos filmes enviados. Os fatores que influenciaram nossa curadoria foram qualidade geral, diversidade e relevância cultural."
O Fantaspoa receberá mais de 80 convidados, que apresentarão seus filmes, participarão de debates e, como sempre, oferecerão oficinas especiais para o público do festival. A programação completa desta 21ª edição contempla 100 longas-metragens e 136 curtas, atingindo um impressionante número de 236 filmes em exibição, com 61 países representados no evento. Dentre os longas presentes no festival, 11 estarão em première mundial, além de 12 premières internacionais, 47 premières latino-americanas, 19 premières nacionais, e 9 filmes fazendo sua estreia no Rio Grande do Sul. Mais uma vez comprovando a relevância no contexto internacional e a excelência curatorial do festival, o Fantaspoa inclui em sua programação filmes que circularam pelos mais celebrados festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Toronto, Rotterdam, South by Southwest, Tribeca, Fantastic Fest, Sitges, Karlovy Vary, Fantasia, Fantasporto, Tallinn Black Nights, Annecy, Mar del Plata e BAFICI.
Shadow of God/Divulgação |
As festas do festival são sempre um capítulo à parte e um sucesso absoluto. A festa de abertura acontecerá no dia 11 de abril, no Workroom Bar, com uma temática inspirada em The Rocky Horror Picture Show. Enquanto a consagrada Festa do Barco à Fantasia, um dos eventos mais aguardados do Fantaspoa, acontecerá no dia 26 de abril, a bordo do Cisne Branco, navegando pelas águas do Guaíba durante a madrugada.
A arte do cartaz, um item de coleção para quem é assíduo do festival, foi mais uma vez criada pela talentosa cineasta e ilustradora Elizabeth Schuch, que também assina como diretora de arte do evento. Inspirada nos 50 anos do icônico The Rocky Horror Picture Show, Elizabeth desenvolveu uma identidade visual que captura a essência transgressora e atemporal do filme.
Tha Planet/Divulgação |
Destaques da programação
A 21ª edição do Fantaspoa promete uma programação repleta de atrações imperdíveis para os amantes do cinema fantástico. Um dos destaques é a primeira exibição na América Latina do filme Rich Flu, estrelado por Mary Elizabeth Winstead e idealizado pela mesma equipe do sucesso espanhol, O Poço. Pedro Rivero, roteirista de ambas obras, estará presente no festival para um debate sobre o filme, além de ministrar uma masterclass e participar do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
Outro ponto alto é a première internacional de Fucktoys, dirigido e estrelado por Annapurna Sriram, vencedor do Prêmio Especial do Júri no renomado festival South By Southwest, consolidando-se como uma das produções mais aguardadas do evento. O festival também traz o horror estadunidense It Feeds, com Ashley Greene, conhecida por sua presença na saga Crepúsculo, e Shawn Ashmore, de fama pela franquia X-Men, e os zumbis de O Hit do Verão, dirigido pelo uruguaio Pablo Stoll, conhecido por obras como Whisky e 25 Watts.
Transcending Dimensions/Divulgação |
Outro filme que chama atenção é Três, de Nayla Al Khaja, primeira diretora mulher dos Emirados Árabes Unidos, explorando o tema do exorcismo sob uma ótica original. Já o finlândes The Creeps fará sua primeira exibição internacional no festival. Uma homenagem aos filmes de monstro da década de 1980, o filme conta com participação do ator Christopher Lambert interpretando a si mesmo. Por fim, o documentário Eu Conheço Catherine, a Log Lady, sobre a icônica personagem de Twin Peaks, estreia internacionalmente no festival, celebrando o legado da série do recém-falecido David Lynch.
No 21º Fantaspoa teremos premières mundiais de destaque, como o filme belga Discórdia, marcando a estreia na direção de longas-metragens de Matthieu Reynaert, co-roteirista de Perder a Razão, premiado em Cannes e escolhido como representante belga para o Oscar de 2013. Também terão suas primeiras exibições no Fantaspoa as comédias Um Filme de Celular, uma diversão metalinguística feita inteiramente em celulares, e Fraquezas, uma humorada e dramática exploração do tema da adição. Também em première mundial estarão os filmes de terror estadunidenses, The Other, e It Needs Eyes.
O cinema nacional ganha espaço com as estreias de Apanhador de Almas, protagonizado por Klara Castanho, e Quarta-Feira de Cinzas, estrelado pela influencer Kéfera. Também terão suas primeiras exibições os filmes Dentes Velhos, de Armando Fonseca e estrelado por Gilda Nomacce, Sob o Domínio, horror sobrenatural do carioca Julio Napoli, e a aventura juvenil, Pirâmides, de Alex Buck.
Confira o site oficial do festival.
Fonte: Assessoria de Imprensa
The Working Class goes to hell/Divulgação |
Quer boas notícias todos os dias?
Comentários