DOMINGO é dia Brick de Desapegos em forma de festival de moda, arte e sustentabilidade

O "Brick de Desapegos", já conhecido em Porto Alegre, vira festival em um dos espaços mais tradicionais de shows da cidade. O 1º Festival Brick de Desapegos será neste domingo, 27 de abril no bar Opinião, das 14h às 20h. Vai ter show com Jalile & Banda, exposição de arte, desfiles, oficinas, talks, salão de beleza sustentável e mais de 70 expositores de brechós, marcas autorais, moda sustentável e empresas que transformam sobras de tecido, resíduos plásticos e até latas de refrigerante em peças de vestuário e acessórios. É a oportunidade para apoiar o empreendedorismo feminino e quem produz e faz a moda circular.

O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados no Sympla, basta clicar neste link

Fábio Alt/Diulgação

“O Brick de Desapegos é uma feira que abraça a causa da moda sustentável autoral e circular desde 2011. Nesse período, foram mais de 600 edições realizadas, com mais de 1,2 mil expositores e um público de mais de 500 mil pessoas”, destaca Natália Guasso, fundadora do Brick (foto acima). O evento que nasceu em Porto Alegre também desbravou outros recantos. Foi para a Serra, para o litoral, para outras cidades e até para São Paulo.

A história pioneira na moda gaúcha e brasileira ganha um novo capítulo neste mês com o nascimento do 1º Festival Brick de Desapegos no Opinião. Será um evento de moda e de cultura, com uma programação gratuita e aberta a todos os públicos. Além das mais de 70 marcas de brechós, desapegos e moda autoral, o Festival vai levar para a tradicional casa de shows desfiles das marcas Chamaquitas, Cós – Costura Consciente e Design Sustentável, além de peças de brechós participantes.  Também tem a exposição de arte “Lapsos, ausências e lacunas”, com as criações do fotógrafo Fábio Alt feitas com colagem a partir de editoriais produzidos para o Brick de Desapegos.

Outra atração é o Espaço KOA eco+, com corte de cabelo e venda de produtos eco. O Espaço Mão na Massa terá customização de peças, com o Senac, e brechó de troca. O Espaço Assimetria é uma rede de mulheres com foco em fotografia, vídeo e arte. O Espaço Hermanas é voltado para comunicação e redes sociais. Já o Espaço Cora Talks vai debater a “Moda 2040: O futuro é circular?” e Descarte ou Recomeço? O destino das roupas do fim do ciclo de uso”.

O Festival Brick de Desapegos conta com a parceria institucional do RS Criativo e Senac e com apoio do Opinião, Hermanas, Cora, Assimetria Foto & Vídeo, Meu Copo Eco, Koa e switch mgmt.

Histórias de moda circular

Na trajetória de quase quinze anos de Brick muitas vidas foram transformadas pela moda. Entre elas, a das empreendedoras Alana e Carolina Muccillo, da Chamaquitas, uma marca que começou em 2016 como brechó e acabou agregando a moda autoral. “Eu adorava calças de cintura alta e vestia as da minha mãe, até que comecei a fazer as minhas e todo mundo pedia. Acabei criando uma marca de moda autoral focada em alfaiataria”, conta. No Festival, a Chamaquitas terá um desfile para apresentar sua nova coleção focada em fitness com peças de alfaiataria.

Outra marca que estará na passarela do evento é a Cós, um ecossistema de moda sustentável que reúne costureiras que produzem peças a partir de reaproveitamento de materiais. “Vamos levar jaquetas, shorts, acessórios da nossa coleção nova e algumas pelas conceituais, todas feitas de lonas de kitesurf e guarda-chuvas reaproveitados, muitos deles resgatados da enchente”, relata a fundadora da Cós, Marina Anderle Giongo.

A moda circular também está nos acessórios e uma “prata da casa” do Brick de Desapegos é o byPaulo, que teve sua estreia em uma edição da feira há nove anos. Desde então, a marca que transforma resíduos de alumínio, vidro, madeira e outros materiais só cresceu. “Já estive com minhas criações na França, em Portugal, na Casa dos Criadores, em São Paulo, e em diversos editoriais de revistas”, enumera Paulo Sombrio, o nome por trás da byPaulo.

O grande hub de sustentabilidade que é o Brick de Desapegos fez escola e continua inspirando novas empreendedoras.  É o caso de Nara Delta Rodrigues Pinto, de 68 anos, que se aposentou e lançou o Brechó da Nara, há dois anos, com peças próprias e roupas das amigas. Depois decidiu ir além e transformar roupas. Uma calça vira saia e ganha aplicações de outros tecidos, tricô e croché, em criações únicas, que reforçam que a moda é circular e se renova. “Nunca é tarde para fazer nada nesse mundo. A mulher pode fazer tudo o que ela quiser”, defende.

Programação:

Festival Brick de Desapegos

Data: 27 de abril, das 14h às 20h

Local: Opinião – Rua José do Patrocínio, 834 – Cidade Baixa

Ingressos gratuitos: Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/104789/d/311568/s/2122412


Palco

15h – Desfile Chamaquitas – Moda Autoral

16h – Desfile Cós – Costura Consciente e Design Sustentável – Moda Circular

17h – Desfile Brechós participantes

19h – Show Jalile & Banda


Espaço KOA eco +

14h às 20h – Corte de cabelo e venda de produtos eco


Espaço Hermanas

14h às 19h – Comunicação e Redes Sociais


Espaço Mão na Massa

14h às 17h – Customização de Peças Senac

17 às 20h – Brechó de Troca


Espaço Assimetria

Banca do Coletivo Assimetria - fotos


Espaço Cora Talks

15h às 16h - Moda 2040: O futuro é circular?

17 às 18h - Descarte ou recomeço? O destino das roupas no fim do ciclo de uso


Fonte: Assessoria de Imprensa

Quer boas notícias todos os dias?

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins. 



Comentários