CINEMA BRASILEIRO PREMIADO EM CANNES 2025: "O Agente Secreto" ganha, ator, diretor e prêmio da crítica

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, neste sábado (24), pelo filme O Agente Secreto. Além de Kleber, o ator Wagner Moura foi reconhecido como melhor ator por interpretar o professor Marcelo. "É um grande ator e espero que O agente secreto lhe traga muitas coisas boas", declarou Mendonça Filho ao recebeu o prêmio em nome de Wagner Moura.

Reprodução Live Cannes


Essa foi a primeira vez na história que o Brasil ganhou na categoria de ator. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho estreou no festival francês no último domingo (18) e ganhou forte aclamação da crítica.

Também é a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor brasileiro leva o troféu.

"Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o 'O Agente Secreto' traga muitas coisas a eles", afirmou o diretor ao receber a premiação em nome do ator, que não pode estar presente.

O longa se destacou como um dos prováveis vencedores do prêmio na última semana, após sua estreia no festival francês ter vindo com cerca de 15 minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do "Washington Post".


Reprodução Instagram


"Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco", disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção. "Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade."

O agente secreto é ambientado no Brasil em 1977, durante a ditadura militar, e conta a história de um professor que se muda de São Paulo para Recife durante o carnaval, na esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que ele busca.

O filme ganhou muitos elogios da crítica internacional e também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado.

"Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada", escreveu o jornal "The Guardian" sobre o filme.


Reprodução


País de Honra no Festival de Cannes

Em fevereiro, o Festival de Cannes já havia anunciado o Brasil como País de Honra na edição de 2025. A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).

Veja abaixo todos os vencedores do Festival de Cannes 2025:
  • Palma de ouro - "A Simple Accident", de Jafar Panahi;
  • Melhor diretor - Kleber Mendonça Filho, por "O Agente Secreto";
  • Melhor ator - Wagner Moura, por "O Agente Secreto";
  • Melhor atriz - Nadia Melliti, por "The Little Sister".
  • Melhor Roteiro - Jean-Pierre e Luc Dardenne, por "Young Mothers";
  • Grand Prêmio - "Sentimental Value", de Joachim Trier;
  • Prêmio Especial do Júri - "Resurrection", de Bi Gan;
  • Câmera de Ouro - "The President’s Cake", de Hasan Hadi;
  • Prêmio do Júri - Mascha Schilinski, por "Sound of Falling";
  • Menção Especial - My Father's Shadow, de Akinola Davies Jr.;
  • Curta-metragem Palma de Ouro - "I'm Glad You're Dead Now", de Tawfeek Barhom;
  • Menção Especial, curta-metragem - Ali, de Adnan Al Rajeev;

Fonte: G1, Correio Braziliense e Redação AP



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.  

Comentários