DIA MUNDIAL SEM TABACO: França proíbe cigarros em praias, parques, paradas de ônibus e áreas perto de escolas

A França anunciou nesta semana que proibirá cigarros em locais públicos ao ar livre onde possa haver crianças. A restrição entra em vigor a partir de 1° de julho e vale para parques, praças, praias, pontos de ônibus, áreas perto de escolas, estações rodoviárias e locais esportivos. O objetivo é proteger crianças da exposição passiva à fumaça do cigarro.

Unsplash


"O tabaco deve desaparecer onde há crianças", disse Catherine Vautrin ministra da Saúde e Família, em uma entrevista para o jornal Ouest-France. Ela ainda defendeu que a liberdade de fumar deve terminar onde começa a liberdade das crianças de respirar ar puro.

A proibição não inclui, no entanto, terraços de cafés e bares, e também não se aplica aos cigarros eletrônicos. A multa para quem desrespeitar a nova regra é de 135 euros, cerca de R$ 867 na conversão atual.

Em 2008, a França baniu o uso de cigarros em restaurantes e casas noturnas. Atualmente, 23,1% da população francesa fuma diariamente, a menor porcentagem desde o final dos anos 90, segundo o Observatório Francês sobre Drogas e Tendência Aditivas.

A proibição segue medidas semelhantes adotadas em uma Europa cada vez mais avessa ao cigarro.

O tabagismo na França está em níveis historicamente baixos, de acordo com relatório publicado este mês pelo Observatório Francês das Drogas e das Toxicomanias. O relatório constatou que pouco menos de um quarto das pessoas com idade entre 18 e 75 anos fumava diariamente, o número mais baixo desde que o observatório começou a manter registros no final da década de 1990.

O Reino Unido anunciou uma proibição semelhante ao cigarro no ano passado. Algumas regiões espanholas proibiram fumar nas praias, enquanto a Suécia proibiu o fumo em terraços de restaurantes ao ar livre, pontos de ônibus, plataformas de trem e pátios de escolas desde 2019.

Brasil

Neste sábado (31), é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha deste ano ocorre em meio a uma notícia preocupante: o Brasil registrou, em 2024, o primeiro aumento de fumantes adultos desde 2007, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, a proporção de adultos fumantes na população cresceu de 9,3% para 11,6%. Entre os homens, 13,8% fumam agora, contra 11,7% no ano anterior. Entre as mulheres, subiu de 7,2% para 9,8%. O levantamento foi realizado nas capitais e no Distrito Federal. Esta foi a primeira vez que o aumento foi constatado na série histórica.

Fonte: G1, Agência Brasil, IG e Poder 360



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.  

Comentários