Saiba qual é o país mais barato da América do Sul para viver em 2025

Quem decide deixar seu país para emigrar assume um grande desafio, especialmente na hora de escolher onde se estabelecer. Muitas pessoas que consideram a América do Sul avaliam o custo de vida, ou seja, a quantia de dinheiro necessária para cobrir os gastos básicos nos diferentes países. Alguns destinos acabam sendo mais atrativos justamente porque dois fatores essenciais – moradia e alimentação – são mais acessíveis.

Assunção, capital do Paraguai - Reprodução


Um relatório da plataforma Numbeo realiza periodicamente uma comparação do custo de vida em várias cidades e países ao redor do mundo. Ele considera aspectos como preços de aluguel, alimentos e serviços, permitindo analisar onde é mais barato ou mais caro se estabelecer. A pesquisa é baseada na coleta de 9.437.048 preços registrados em 12.227 cidades por 843.554 usuários.

Uruguai é o país mais caro

No caso da América do Sul, o país com o menor índice de custo de vida é o Paraguai, enquanto Uruguai aparece na outra ponta como o mais caro em termos de moradia e alimentação. O índice de custo de vida do Paraguai é de 23,02, contra 46,33 do Uruguai. O Paraguai também apresenta o menor índice no preço dos alimentos (22,68), em contraste com os 46,53 do Uruguai. Em relação ao aluguel, o Paraguai tem índice de 8,60, enquanto o Uruguai marca 12,49.

Menor custo de vida

Confira abaixo o top 10 dos países com menor custo de vida na América Latina (com respectivas pontuações):

– Paraguai – 23,02;

– Bolívia – 25,22;

– Brasil – 25,56;

– Colômbia – 25,96;

– Peru – 29,43;

– Equador – 30,01;

– Chile – 35,13;

– Argentina – 35,75;

– Venezuela – 35,87;

– Uruguai – 46,33.


Escala global

A Argentina ocupa o oitavo lugar entre os países com menor custo de vida na América do Sul.

Em escala global, um dado curioso é que o Paraguai também figura entre os dez países com menor custo de vida, ocupando o décimo lugar. Bastante atrás, estão o Brasil, na 21ª posição, e a Colômbia, na 24ª.

Já os países mais caros para viver no mundo são as Ilhas Virgens dos EUA, com pontuação de 98,43, e Suíça, com 98,36 – o que indica a necessidade de um poder aquisitivo muito maior para manter a qualidade de vida nesses locais.

Fonte: La Nación


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.  

Comentários