A neve caiu pela primeira vez no Brasil neste ano no começo desta quinta-feira (29). Houve registro do fenômeno pouco depois do amanhecer em municípios dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, onde as cotas de altitude estão entre 1000 e 1200 metros na maioria dos locais. Na sequência, nevou na cidade catarinense de São Joaquim.
Reprodução Redes Sociais Metsul Meterologia |
Segundo a Metsul Meteorologia, a neve é consequência de uma forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil durante a quarta-feira, trazendo queda acentuada da temperatura e marcas ao redor de 0ºC no começo desta quinta nas áreas mais altas do Planalto Sul Catarinense. As condições se tornaram favoráveis à ocorrência do fenômeno tão esperado na região pela interação do ar muito frio com uma baixa fria com ar muito gelado em níveis médios de até 3000 a 5000 metros na atmosfera com a umidade proporcionada pela circulação de um ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul.
Reprodução Redes Sociais Metsul Meterologia |
Modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicavam desde a semana passada a possibilidade de o Sul do Brasil registrar a primeira ocorrência de neve neste ano pela intensidade desta massa de ar frio de origem polar. As condições permanecem favoráveis à ocorrência de neve ainda nas próximas horas, em especial entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina, onde as elevações passam de 1000 metros. Não se afasta neve forte isolada. Em cotas de altitude menores, entre 700 metros e 1000 metros, como na Serra Gaúcha, a chance de nevar é menor e em alguns locais a precipitação invernal pode vir na forma de chuva congelada ou precipitação mista, em que flocos caem misturados à chuva.
Reprodução Redes Sociais Metsul Meterologia |
Confira material original, fotos e vídeos no site da Metsul, clicando neste link.
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários