Encerrando o mês de junho, quando é celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Cena de Cinema foi buscar mais uma seleção especial de filmes! Esse mês foi reservado para reflexões, conversas e reivindicações da comunidade. Por isso, neste clima de orgulho e respeito pela diversidade, a TV Cultura listou 12 filmes com a temática para você conhecer.
Confira a lista depois da imagem.
Montagem/Reprodução |
'Stonewall: Onde o Orgulho Começou'
Ambientado no fim dos anos 1960, o filme narra a história do adolescente Danny Winters (Jeremy Irvine), que é expulso de casa por ser gay. Com isso, ele sai do interior dos Estados Unidos para Nova York, até ser acolhido por um grupo LGBT na Rua Christopher.
Danny vivencia a violência e repressão da polícia às vésperas da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York. O ato culminou na Parada Gay, que depois se espalhou pelo mundo.
Disponível no Prime Video.
'Prayers for Bobby'
Mary Griffith (Sigourney Weaver) é uma mulher religioso que criou os filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Bobby (Ryan Kelley), um dos seus filhos, confidencia ao irmão mais velho que talvez seja gay, o que muda a vida da família inteira quando Mary descobre. Todos da família lentamente entram em acordo com a homossexualidade de Bobby, menos Mary que acredita que Deus pode curar o filho. Querendo agradá-la, ele faz tudo que a mãe o pede, mas fica cada vez mais depressivo e então decide sair de casa.
‘Homem com H’
Chegou na semana passada na Netflix ‘Homem com H’, cinebiografia de Ney Matogrosso. O longa protagonizado por Jesuíta Barbosa conta toda a trajetória de um dos maiores nomes da música nacional e sua luta contra o conservadorismo e a homofobia. A produção foi uma das grandes estreias do cinema brasileiro em 2025 e ainda etá em cartaz em algumas salas.
‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’
Através de diferentes períodos no tempo, o longa conta a história de Black, um homem negro em Miami, nos Estados Unidos, que tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas. A produção de 2016 levou o Oscar de “Melhor Filme”. Está disponível no Prime Video e para aluguel on-line.
‘Tangerine’
Na véspera de Natal, duas prostitutas transsexuais negras batem papo e uma delas descobre que o namorado e cafetão a traiu com uma mulher cis branca. Tomada por ódio, a profissional do sexo sai pela cidade em busca de sua “concorrente”. O filme é dirigido por Sean Baker, ganhador do Oscar de “Melhor Filme” e “Melhor Direção” por ‘Anora’, e foi todo filmado com um Iphone. Pode ser assistido do streaming gratuito do Mercado Play.
‘Close’
Dois garotos muito amigos começam a ter problemas na relação depois de se tornarem alvo de bullying na escola. A amizade começa a se transformar em algo tenso, enquanto os meninos descobrem que amadurecer pode trazer situações desconfortáveis. O longa está na Netflix e na Mubi.
‘Retrato de uma jovem em chamas’
O filme de Céline Sciamma conta a história de Marianne, uma jovem pintora na França do século XVIII. Ela recebe a missão de pintar um retrato de Héloïse, que será enviado para o futuro esposo da jovem. Como Héloïse não quer se casar, Marianne é obrigada a realizar a missão sem que sua retratada saiba. Ao passar muito tempo juntas, elas acabam criando uma conexão que evolui para um romance proibido. Pode ser assistido no Prime Video e no Telecine.
‘Sócrates’
Presente na Netflix, o longa traz a história de um jovem que acabou de perder a mãe e tenta processar o luto pelas ruas de Santos, além de compreender sua própria identidade queer.
‘O Beijo da Mulher Aranha’
Em um país latino-americano fictício, o excêntrico Luís Molina (William Hurt) tenta entreter seu colega de cela, o prisioneiro político Valentín Arregui (Raúl Juliá), com as histórias de seus filmes preferidos. A direção é de Hector Babenco, argentino naturalizado brasileiro, e ainda tem no elenco nomes como Sônia Braga, Herson Capri e Milton Gonçalves. Gravado no Brasil, o longa rendeu a Hurt o Oscar de “Melhor Ator”. ‘O Beijo da Mulher Aranha’ está presente no catálogo do Globoplay.
‘Má Educação’
Neste filme, o diretor Pedro Almodóvar apresenta a história cheia de reviravoltas envolvendo um rapaz que entrega ao cineasta Enrique Goded, seu amigo de longa data, um roteiro baseado na adolescência dos dois em um internato católico. A produção pode ser vista gratuitamente no Mercado Play.
‘Rivais’
Um decadente campeão de tênis do Grand Slam se vê do outro lado da rede do outrora melhor amigo e ex-namorado de sua atual esposa. Luca Guadagnino traz Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor em uma trama cheia de intriga, sensualidade e, claro, tênis. Disponível no Prime Video.
‘Meu Policial’
Aqui, Harry Styles interpreta Tom, um policial na Grã-Bretanha dos anos 1950 que se envolve em um triângulo amoroso com uma professora na costa de Brighton e com um curador de museu, apesar da homossexualidade ser ilegal no país ne época. Está no catálogo do Prime Video.
Fonte: TV Cultura
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários