Governador anuncia volta da Secretaria da Mulher no RS

O governador Eduardo Leite confirmou que vai recriar a Secretaria da Mulher. Ele recebeu deputadas estaduais no Palácio Piratini nesta quarta-feira (25) e deu a notícia para as parlamentares, que alcançaram 50 assinaturas em moção que pedia a retomada da pasta — o movimento foi articulado por Bruna Rodrigues (PCdoB).

Reprodução Redes Sociais/Eduardo Leite


Acompanhado por todas as mulheres do primeiro escalão, Leite não anunciou quem ficará à frente desta nova secretaria. Na apresentação, o governador exibiu a estrutura pensada para a pasta, que contará com um Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

— A causa da mulher não é apenas da mulher, é de toda a sociedade. Ouvimos o apelo para que houvesse uma estrutura própria para as mulheres. Não confundam repensar e tomar uma decisão diferente com recuar. É avançar com sabedoria — disse Leite.

O governador reforçou que o Estado já destinou R$ 191,5 milhões para ações direcionadas para as mulheres em 2025.

Já são 10 anos sem que o Estado tenha uma estrutura dedicada exclusivamente para as mulheres, desde que a pasta foi extinta. A criação da nova secretaria terá de ser aprovada pela Assembleia Legislativa.

— Hoje é um dia feliz. Amanhã, teremos outro dia, porque a batalha recomeça. Fico feliz de estar do teu lado entregando de volta para a cidade e o Estado aquilo que nos foi tão caro. É um ato sensível do governador. Agradeço ao parlamento que entendeu a importância — declarou Bruna Rodrigues.

Estrutura da nova pasta

A moção do Poder Legislativo para a recriação da Secretaria da Mulher foi assinada por 50 parlamentares. A proposta de estrutura apresentada para a nova pasta, articulada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), conta com dois departamentos e nasce com três frentes principais: enfrentamento à violência contra as mulheres, fortalecimento das redes de acolhimento e ampliação da autonomia financeira das mulheres em situação de vulnerabilidade.

"Fizemos o levantamento completo de todas as ações já existentes voltadas às mulheres, em áreas como segurança, assistência social, saúde, educação e desenvolvimento para criarmos assim uma atuação transversal e coordenada. Também buscamos referências em outros Estados, analisamos boas práticas e construímos um modelo sólido, viável e conectado com a realidade da mulher do Rio Grande do Sul", destacou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

A mudança na estrutura da administração para incluir a Secretaria da Mulher será encaminhada em breve pelo Poder Executivo para apreciação dos parlamentares. Atual procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Bruna Rodrigues enalteceu a sensibilidade do governo para atender ao pedido dos deputados e das deputadas.

"Hoje é um dia feliz. Nós, amanhã, teremos outro dia, porque a batalha recomeça, mas fico muito feliz hoje de estar aqui ao teu lado, entregando de volta para a cidade e para o nosso Estado aquilo que foi tão caro. Não será fácil, mas tenho certeza de que é um ato sensível do governador, porque ideologicamente nós somos de campos diferentes, mas, comumente, nós entendemos a importância de, neste momento, dar respostas à sociedade", afirmou a deputada.

Fonte: GZH e Governo RS



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   


Comentários