IMAGEM: Fotógrafa inglesa registra rara 'Lua de Morango' em Stonehenge

Uma rara "Lua de Morango" apareceu sobre Stonehenge (Inglaterra) após 18 anos. O evento astronômico foi registrado pela fotógrafa inglesa Abby Moule, que passou os últimos dois anos se organizando para o registro.

Reprodução Redes Sociais

“Tentei no ano passado, mas o tempo estava muito nublado. Isso levou dois anos para ser planejado”, contou Abby ao site "What’s The Jam?".

A "Lua de Morango" é o nome tradicionalmente dado à última lua cheia da primavera no Hemisfério Norte, que ocorre em junho. A expressão foi atribuída pelos povos nativos da América do Norte, que associavam essa fase lunar à colheita de morangos.

Este ano, o satélite atingiu seu pico na quarta-feira, 11 de junho, e ficou a uma altura especialmente baixa no céu devido a uma grande paralisação lunar — o evento ocorre a cada 18,6 anos e altera a inclinação da órbita lunar, fazendo com que a lua apareça mais alta no céu no Hemisfério Sul.

"A lua cheia de junho sempre transita baixa no horizonte, mas este ano foi particularmente especial, porque a lua nasce e se põe em seus pontos mais ao sul no horizonte dentro de seu ciclo de 18,5 anos", explicou Abby.

O registro levou quase sete horas para ser filmado e precisou que Abby fotografasse continuamente a lua para criar uma imagem composta mostrando o movimento completo do satélite natural da Terra.

"A preparação da cena demandou um planejamento preciso para garantir que as pedras realmente tocassem o topo do Stonehenge e não ficassem para trás", esclareceu ela.

"Um desafio difícil, mas um resultado fantástico e que valeu a pena as várias noites passadas neste projeto sem dormir", celebrou a fotógrafa.

A posição do satélite natural 10º acima do horizonte durante a noite tornou a "composição de Stonehenge muito atraente" para a fotógrafa.

Há também a ideia entre pesquisadores de que a criação de Stonehenge, estrutura formada por círculos de pedras que chegam a até a cinco metros de altura, não se alinha somente com a atividade solar.

Cientistas do English Heritage, em colaboração com a Universidade de Bournemouth (Inglaterra), acreditam que as pedras dispostas no Período Neolítico podem ter sido organizadas para se alinharem também com esse caminho lunar mais ao sul. Estudos nessa área, no entanto, continuam em andamento.

Fonte: Extra



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários