INVERNO 2025: Como será a estação mais fria do ano, que começa hoje (20)

O inverno de 2025 terá início nesta sexta, 20 de junho, às 23h42min, no horário de Brasília. A estação se estende até 22 de setembro, quando dá lugar a primavera.  No hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno sempre começa entre os dias 20 e 21 de junho, marcando o fim do outono.

A data marca o chamado Solstício de inverno, fenômeno astronômico que faz com que o hemisfério Sul receba menor incidência solar. 

Saiba tudo como será a estação neste post.

Wikipedia

Solstício de inverno 

O fenômeno ocorre porque o eixo da Terra está inclinado, em relação ao seu plano orbital, fazendo com que a luz solar incida de forma desigual sobre os hemisférios ao longo do ano. 

No inverno, o hemisfério Sul recebe menos luz solar, causando queda nas temperaturas e aumento do frio.

Qual é a previsão

Mesmo com temperaturas acima da média, o inverno de 2025 deve se mostrar um pouco mais próximo da normalidade em comparação aos dois anos anteriores. A análise é do meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, que destaca: “O frio deve aparecer, sim, mas não será tão intenso. Ainda assim, será um pouco mais presente do que nos invernos de 2023 e 2024, que foram bastante amenos.”

Segundo Rodrigues, o comportamento climático está relacionado à atual fase de neutralidade dos oceanos, sem a atuação dos fenômenos El Niño ou La Niña. “Estamos sob neutralidade climática e essa condição deve permanecer durante todo o inverno. Isso contribui para uma atmosfera menos influenciada por extremos, o que favorece um padrão mais próximo do esperado para a estação”, explica o meteorologista.

Primavera pode chegar mais cedo no Sul e Sudeste

Apesar do cenário de neutralidade, o especialista chama atenção para o aumento das temperaturas no fim da estação. “No final do inverno, as temperaturas devem subir ainda mais, antecipando as características da primavera, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Essa condição pode impactar o desenvolvimento de culturas que dependem de frio mais intenso, como frutas de clima temperado”, alerta.

Chuvas abaixo da média no Norte e dentro da normalidade no Centro

Em relação à precipitação, o meteorologista ressalta que o inverno tende a ser seco em boa parte do país, como já é comum para esta época. “No Brasil Central, mesmo que as chuvas fiquem dentro da média histórica, estamos falando de um período naturalmente seco. Ou seja, pouca chuva é o padrão esperado.”

No entanto, há destaque para o extremo Norte, onde a previsão é de chuvas abaixo da média, afetando estados como Roraima, Amapá e o norte do Pará. Por outro lado, áreas do Nordeste, especialmente o litoral norte da Bahia até o litoral do Ceará, podem registrar precipitações acima do normal.

Perspectivas positivas para o agronegócio, com atenção ao calor

De forma geral, o inverno de 2025 deve ser tranquilo para a maioria das regiões produtoras do Brasil. A maior atenção, segundo Rodrigues, está voltada para as temperaturas acima da média. “O calor fora de época pode representar um desafio para o manejo de algumas culturas de clima frio, impactando o ciclo de produção, principalmente na fruticultura”, conclui.

Fonte: GZH e Agrolink




Comentários