O governo gaúcho publicou no Diário Oficial o edital de chamamento público do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde no Rio Grande do Sul (H2V-RS). A iniciativa, realizada em parceria com o Badesul, apoiará empreendimentos e impulsionará políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor no Estado.
Confira o edital ao final deste post.
EDP reprodução |
O edital prevê as etapas do processo de inscrição e seleção de empresas interessadas em apresentar projetos com soluções inovadoras que contribuam para a viabilização da produção, da transmissão, da armazenagem e do uso do hidrogênio verde (H2V). Entre os principais requisitos está a produção de H2V, renovável e/ou de baixa emissão de carbono no território do RS, combinada com pelo menos um dos seguintes temas de aplicação: processo produtivo industrial ou insumo para a atividade industrial.
Os projetos que se enquadrarem nos critérios e cumprirem todas as etapas do processo de seleção, conforme descrito no edital, poderão acessar financiamento por meio de Subvenção Econômica, com valores de até R$ 30 milhões por projeto. A contrapartida mínima exigida das empresas é de 30%. As inscrições estarão abertas por 30 dias, a partir da 0h de 16 de junho.
A iniciativa integra a estratégia de descarbonização lançada pelo governo do Estado em 2 de junho, como incentivo às indústrias diante do grande potencial do Estado para o desenvolvimento da cadeia do H2V.
O programa visa desenvolver a cadeia produtiva, promovendo produção, transmissão, armazenagem e uso do H2V, com foco na transição energética para uma economia de baixo carbono e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A iniciativa busca diversificar a matriz energética estadual com fontes renováveis, estimular a inovação tecnológica, atrair investimentos e gerar emprego e renda, além de fomentar práticas sustentáveis.
Confira o edital neste link
Fonte: Governo RS
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários