Desde segunda-feira (28), Porto Alegre é palco de uma grande mobilização em torno da educação inclusiva. Realizado pela Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess), em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento reúne centenas de educadores da rede pública em uma jornada formativa intensa, que segue até sexta-feira, 1º de agosto, na PUCRS, com encerramento oficial na Rua da Cultura, às 17h.
Site ABESS/Reprodução |
A iniciativa integra o programa Incluir+POA, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em parceria com a Abess e já considerado uma referência para o Brasil em formação continuada e construção de políticas públicas voltadas à equidade educacional. Com painéis simultâneos distribuídos por quatro prédios da universidade, a programação amplia o olhar para os desafios e as soluções concretas no cotidiano das escolas.
Entre os temas abordados estão neurodiversidade, políticas públicas como ato de cuidado, racismo estrutural, medicalização, seletividade alimentar, saúde mental, tecnologias assistivas, participação das famílias e arte como linguagem de pertencimento. A programação conta com nomes como Denise Costa Ceroni, Letícia Ulbrich, Giano Rezende, Carla Zarbato, Roberta Vargas e Vinícius Pasqualin, entre dezenas de convidados.
Para Laura de Andrade, diretora executiva da ABESS, “inclusão não é um favor, é um direito. E direito se garante com formação, com políticas públicas sérias e com uma escuta comprometida com todas as infâncias. Toda criança merece ser vista, compreendida e respeitada em sua singularidade. Isso é educar com justiça social.”
O secretário municipal de Educação da capital gaúcha, Leonardo Pascoal, tem acompanhado de perto os encontros e reforça que a qualificação dos profissionais é fundamental para transformar a rede: “Estamos vivendo um ciclo de mudança cultural na educação pública. E isso começa pela formação daqueles que estão na linha de frente, com as crianças, todos os dias.”
Sobre o Incluir+POA
Iniciado em novembro de 2023, o Incluir+POA é um programa de educação inclusiva criado para qualificar o atendimento aos alunos com deficiência em Porto Alegre. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess), responsável por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e agentes de educação inclusiva que atendem a cerca de 4,5 mil estudantes de educação inclusiva nas 100 escolas da rede pública municipal.
Fonte: Assessoria de imprensa
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários