Cantor, compositor, ex-ministro da Cultura e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A cerimônia ocorrerá no início da tarde de 5 de setembro, que cai numa sexta-feira, no Centro Cultural, em Porto Alegre, com presença restrita de convidados. A solenidade será transmitida ao vivo pela UFRGS TV.
Niclas Weber/Divulgação |
A proposta foi elaborada pelo Departamento de Antropologia e encaminhada ao Consun pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Doutor Honoris Causa — expressão em latim que significa “por causa de honra” — é a mais alta distinção concedida por uma instituição de ensino superior. A decisão considerou o currículo impressionante e a importância histórica de Gil, além de seu amplo reconhecimento, nacional e internacionalmente, pelas atividades artísticas, políticas e intelectuais. O Conselho considerou, ainda, a notória postura ética do artista em defesa da democracia e da diferença em diversos níveis e espaços.
Show na capital gaúcha
A data cai na véspera de uma apresentação que Gil fará em Porto Alegre, no dia 6 de setembro, no Estádio Beira Rio. Depois dele se apresentar em 2024 com um show que tinha sido considerado o último de sua turnê, ele retorna com a "Tempo Rei", esta sim, anunciada como despedida dos palcos.
O show está sendo divulgado assim: "após décadas de história e sucesso, Gilberto Gil anuncia sua última apresentação na capital gaúcha. O show será no dia 6 de setembro, no Estádio Beira-Rio, e promete emocionar o público com sucessos que marcaram gerações, como “Aquele Abraço”, “Drão” e “Esperando na Janela”."
Fonte: UFRGS e Redação AP
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários