A cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, está prestes a inaugurar o maior mural do mundo dedicado ao papa Francisco. O pontífice argentino faleceu em abril deste ano. A obra será revelada no dia 26 de julho e está sendo finalizada por uma equipe de artistas liderada por Martín Ron, um dos muralistas mais renomados da Argentina.
Reprodução |
O mural terá cerca de 50 metros de altura por seis de largura e está sendo pintado na lateral de um edifício localizado em frente à catedral da cidade (foto acima).
O local, no centro histórico de La Plata, aumenta o simbolismo da obra e a insere no circuito turístico da região.
Para Martín Ron, o mural é mais do que uma homenagem visual. É um gesto espiritual.
“Além do símbolo da pomba, que representa a paz e o Espírito Santo, criamos uma conexão entre o papa Francisco e o céu, o que torna a obra ainda mais bela”, afirmou o artista.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
De acordo com os artistas, a imagem do papa será representada com elementos que simbolizam sua missão de promover a paz, a fraternidade e o diálogo. Esses valores marcaramp seu pontificado desde sua eleição em 2013.
Ron e sua equipe, composta por mais quatro artistas, já trabalharam por cerca de 20 dias na pintura.
Eles devem utilizar aproximadamente 300 litros de tinta para finalizar a peça, que, segundo a prefeitura local, será o maior mural já feito em homenagem ao Papa Francisco no mundo.
Da argentina para Roma
Francisco nasceu em Buenos Aires em 1936, com o nome Jorge Mario Bergoglio, e foi o primeiro papa latino-americano da história da Igreja. Ele faleceu em 21 de abril de 2025, após 12 anos de pontificado.
Reconhecido por sua postura próxima aos pobres, sua crítica ao materialismo e sua ênfase na misericórdia, Francisco deixou uma marca profunda entre católicos e não católicos. Em La Plata, essa memória agora será eternizada em arte pública.
A obra, segundo a prefeitura, “celebra o primeiro pontífice argentino como um líder espiritual de alcance global e um incansável promotor da paz e da fraternidade entre os povos”.
Fonte: Metrópoles
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários