ONU reconhece Orla do Guaíba, na capital, como modelo de inovação urbana

A revitalização da orla do Guaíba, em Porto Alegre, aparece em destaque na revista Implementando a Nova Agenda Urbana: Casos Práticos na América Latina e Caribe. A publicação foi organizada pela ONU-Habitat, entidade das Nações Unidas que atua no apoio a ações que promovam cidades socialmente justas, ambientalmente sustentáveis e economicamente prósperas. Lançado em 2025, o trabalho reúne 107 estratégias urbanas eficazes aplicadas em diversos países do continente americano.


Giuliam Serafim/PMPA


As intervenções foram selecionadas com base em critérios como impacto social, diversidade de usos e potencial de replicação em outras localidades. Outro aspecto destacado foi o modelo de gestão adotado no município, que privilegiou o financiamento internacional e as parcerias público-privadas.

O texto enfatiza a renovação dos trechos 1 e 3 que transformou a orla em um dos espaços públicos mais visitados do município, com áreas de passeio, prática esportiva, gastronomia e lazer noturno. “Seguimos mobilizados para que a capital gaúcha invista em mais obras de qualidade e siga como exemplo de inovação e inclusão nos próximos anos”, enfatiza o secretário de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer.

A publicação da ONU-Habitat também apresenta iniciativas relevantes em cidades como São Paulo (Brasil), Medellín (Colômbia), Montevidéu (Uruguai), Ciudad Juárez (México), Lima (Peru) e Mompox (Colômbia). Entre os temas abordados na revista estão mobilidade sustentável, urbanismo resiliente, inclusão social, planejamento territorial, habitação acessível, economia urbana e participação cidadã. A obra incentiva a cooperação entre governos e estimula soluções inovadoras.

Alex Rocha/POMPA


Prefeitura reforça equipes para limpeza da Orla do Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou a operação especial de limpeza na Orla do Guaíba, após as chuvas que atingiram a cidade em junho. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) passam a reforçar o trabalho realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) desde 23 de junho, que se estende do Centro Histórico ao bairro Guarujá. O objetivo é acelerar o recolhimento de troncos e galhos acumulados nas margens do lago. Até o momento, cerca de 600 toneladas de materiais já foram removidas.

O fortalecimento da ação também permitirá ampliar a capacidade de reaproveitamento dos resíduos arbóreos. Atualmente, eles são encaminhados para a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), para a produção de composto orgânico e lenha.

Fonte: O SUL e PMPA


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.    

Comentários