A Defesa Civil de Lajeado, no Vale do Taquari, instalou sensores de monitoramento em dois pontos da cidade para prever o risco de inundações.
Um dos equipamentos foi colocado na ponte sobre o Rio Forqueta, na RS-130, na divisa entre os municípios de Arroio do Meio e Lajeado. Ele fornecerá dados em tempo real sobre o nível do corpo hídrico, que não tinha medição.
Rafael Grün / Prefeitura de Lajeado |
O outro sensor foi instalado na Avenida Décio Martins Costa, conhecida como Rua do Valão, área frequentemente afetada por alagamentos.
O equipamento vai alertar para o perigo de inundação do local. Assim, será possível o acionamento de protocolos de emergência como o fechamento de vias e alertas à população.
— A gente fica monitorando 24 horas por dia o nível do rio. Quanto ele tá subindo por hora, essa é a medida que nos interessa. Se o rio tá subindo 50 centímetros por hora, então eu sei onde ele vai chegar daqui a 2, 3 horas, se continuar subindo nessa velocidade. Nós já temos isso com o Rio Taquari. Isso é fundamental para o nosso planejamento — afirma o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, tenente-coronel Hélio Schauren.
Período de testes
Os equipamentos passarão por um período de 90 dias de testes. O acesso aos dados de monitoramento foi concedido nesta sexta-feira (22) ao órgão. Além dos dois equipamentos, um terceiro sensor também está em testes próximo à Ponte de Ferro, uma outra passagem sobre o Rio Forqueta.
Os sensores são fruto de uma parceria com a empresa portuguesa Greenmetrics.ai. Durante o período de testes a prefeitura não terá custos, apenas se decidir pela aquisição dos equipamentos. Os valores não foram revelados.
Fonte: GZH
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários