Mario Quintana e outros dois nomes recebem homenagem da ABL com a "Cadeira 41"

Mario Quintana morreu há 31 anos aos 87 anos de insuficiência cardíaca e respiratória em Porto Alegre. Autor de 26 livros, tradutor de mais de 130 obras da literatura mundial, só agora ele chegou à Academia Brasileira de Letras (ABL). Em vida, por deiversas vezes, foi convidado mas havia sempre uma competição contra outros nomes, inclusive da política, então ele não quis. Agora, a ABL resolveu criar a cadeira 41 (total de imortais vivos é de 40) para homenagear grandes escritores que não conseguiram, ou não quiserem, participar da Academia.


Reprodução


O poeta gaúcho e os historiadores Sérgio Buarque de Holanda e Capistrano de Abreu, além do cantor e compositor Dorival Caymmi foram homenageados este ano pela Academia Brasileira de Letras, dentro do ciclo “Cadeira 41”, criado em 2017 pela escritora Ana Maria Machado. Ela organiza essa iniciativa, prestando tributo a grandes nomes da cultura brasileira que, por diversos motivos — inclusive por falta de interesse pessoal —, não ocuparam uma das 40 cadeiras da ABL.

A cadeira 41 passou a ser ocupada por estes nomes desde o dia 5 de agosto. A novidade foi anunciada pelo presidente da ABL, escritor e jornalista Merval Pereira, em encontro com grupo de profissionais gaúchos no programa Coonline, veiculado no Youtube, no qual falou sobre alguns tópicos da Academia e sobre os 100 anos do Jornal O Globo e o atual momento do jornalismo e da política brasileira.

Ao longo dos anos, já foram homenageados, entre outros: Antônio Candido, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Nelson Rodrigues, Silas de Oliveira e Tom Jobim.

Reprodução


Fonte: ABL, O Globo e Brasil de Fato


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários