O Ministério da Justiça lançou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. A ideia da iniciativa é integrar a base de dados estaduais para facilitar a busca por pessoas desaparecidas. O objetivo da base de dados facilitar o acesso aos registros de desaparecidos em todo o Brasil.
Reprodução/CNPD |
“Falar de pessoas desaparecidas, é falar de um verdadeiro débito, é um tema que ainda se fala muito e estamos devendo, porque precisamos avançar [...] A proposta é dar um retorno do desaparecido para a população”, afirma Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública.
Mais de 86,3 mil pessoas foram cadastradas automaticamente no sistema. O registro ocorre de forma automática em 12 estados já integrados ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD). São eles:
Atualmente, os seguintes estados aderiram ao cadastro:
Acre
Alagoas
Amazonas
Amapá
Bahia
Maranhão
Piauí
Rio Grande do Norte
Rondônia
Roraima
Sergipe
Tocantins
No Brasil, 220 pessoas desapareceram por dia no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados do painel de desaparecimentos do ministério. O número corresponde a 46.651 de desaparecidos. Em 2024, o número foi de 222.
O endereço do portal é: https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico
Fonte: G1
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