Os gaúchos comemoram um avanço importante no setor de segurança pública do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado em Porto Alegre o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), estrutura que passa a centralizar as investigações relacionadas a delitos praticados por meios digitais.
Freepik |
O evento, realizado na rua 24 de outubro, em Moinhos de Vento, contou com a presença de autoridades como o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda, e o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro. Também participaram a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa, e o Diretor do DERCC, Delegado Eibert Moreira Neto.
Criado pelo decreto nº 58.095, o departamento foi idealizado para enfrentar delitos como roubo de dados, invasões de sistemas, golpes eletrônicos e a propagação de conteúdos ilegais na internet. Segundo os dirigentes da instituição, a complexidade das práticas criminosas digitais exige uma resposta especializada e coordenada.
Nos primeiros meses de funcionamento, a unidade já registrou resultados expressivos, com 10 operações realizadas em diferentes estados e dezenas de prisões de suspeitos. A Polícia Civil destacou que o DERCC coloca os crimes cibernéticos no mesmo nível de prioridade de delitos graves como homicídios e tráfico de drogas.
Fonte: Polícia Civil
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários