Um dos grandes nomes do jornalismo cultural, Paulo Moreira, falecido em 2023, dá nome à nova sala da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) (Andradas, 736) espaço que será inaugurado neste sábado, dia 13, às 17h. Na ocasião, o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Pública Natho Henn (DPNH) promovem uma roda de conversa sobre música, jazz, cultura e sobre o próprio Moreira. A data coincide com o dia do aniversário de Paulo Moreira, que é hoje, 13 de setembro.
Reprodução |
O crítico Roger Lerina convida os jornalistas Cássia Zanon, Iria Pedrazzi, Juarez Fonseca e Márcio Pinheiro, além de Cláudia Beylouni Santos, uma das idealizadoras do Festival Paulo Moreira, para compartilhar as suas memórias e anedotas. O evento acontece na data do aniversário do homenageado, no Auditório Luis Cosme, que fica no 4º andar da CCMQ.
Após a morte de Moreira, todo o seu acervo foi doado à DPNH pelas suas filhas, Rafaela e Roberta, e pela sua irmã, Cristina Moreira. A instituição dedica-se à preservação do acervo relacionado à música do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo, além de promover oficinas e shows para fomentar a cultura regional.
Com a inauguração da Sala Paulo Moreira, todos os CDs, DVDs e livros ficarão disponíveis para consulta e pesquisa do público, mediante agendamento pelo e-mail discotecanathohenn@sedac.rs.gov.br. A lista dos títulos disponíveis pode ser consultada no site do Acervo da Discoteca, procurando por “Paulo Moreira” na caixa de pesquisa.
Paulo Moreira, na carreira de jornalista, passou pela Rádio Gaúcha, 102 FM, Rádio Atlântida, Correio do Povo, FM Cultura, entre outros veículos no Rio Grande do Sul. Na FM Cultura, ele criou e apresentou o programa "Sessão Jazz" por muitos anos, que divulgou o estilo musical através de entrevistas, audições e eventos na capital gaúcha.
Fonte: Correio do Povo e Redação AP
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários