A Casa do Artista Riograndense, em Porto Alegre, recebe o projeto “Abrindo as portas da Casa do Artista Riograndense - Circuito Metropolitano de Artes”, que terá apresentações de espetáculos e oficinas voltadas ao desenvolvimento de artistas e à circulação de produções culturais. Todas as atividades têm entrada gratuita e ocorrerão na sede da instituição, localizada na Rua Anchieta, 280, bairro Glória, em Porto Alegre.
Daniel Moragas/Divulgação |
Entre setembro e dezembro de 2025, o projeto apresenta seis espetáculos nas áreas de teatro, dança, circo e bonecos, além de seis oficinas para formação de artistas. A primeira apresentação será no dia 27 de setembro, às 15h, com a montagem Choro dos Deuses, do Coletivo Teatro da Crueldade.
Criado no contexto das enchentes no Rio Grande do Sul, a montagem reelabora lutos e promove acolhimento humano diante da crise climática, transformando o mito da jornada do herói em uma narrativa coletiva de divindades que descem ao abismo para compartilhar a dor humana. Inspirado em mitos guarani, babilônicos e na Serpente Cósmica, o trabalho propõe um ritual contemporâneo sem uso do verbo, apostando na força simbólica e corporal dos atores para expressar perdas, solidariedade e a busca por novas formas poéticas de enfrentamento. O trabalho é do Coletivo Teatro da Crueldade, que nasceu em 1991 como Falos & Stercus e, desde 2016, consolidou-se com seu nome atual, marcado por uma trajetória de experimentação ousada em espaços urbanos e alternativos.
O cronograma inclui apresentações de grupos como Coletivo Teatro da Crueldade, Grupo ART&Dança, Grupo De Pernas Pro Ar, Grupo TIA, Cia Gente Falante e Circo Bonaldo D’Italia. Ao final das atividades, haverá um bate-papo virtual com os participantes, transmitido pelo Facebook e YouTube da Casa do Artista Riograndense.
O projeto busca estimular a circulação de ideias e a formação artística, promovendo encontros e trocas de conhecimento. Para a Casa do Artista Riograndense, instituição sem fins lucrativos fundada em 1949, essa ação reforça seu papel de apoio a artistas em situação de vulnerabilidade e de promoção da cultura local e regional. A instituição oferece moradia e suporte a artistas com mais de 60 anos e mantém atividades culturais voltadas à preservação da identidade artística do Rio Grande do Sul.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas neste formulário, disponível na link da bio do instagram da Casa: @casadoartistars. Para acompanhar a programação e outras novidades, siga a instituição no Instagram.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Redação AP
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários