Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (próximo domingo, dia 21), o Ministério da Saúde apresentou uma nova linha de cuidado voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com diretrizes para ampliar o diagnóstico, o acompanhamento multidisciplinar e o acesso a tratamentos contínuos no Sistema Único de Saúde. Para o Rio Grande do Sul, a pasta comunicou repasse e fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), com investimento anual previsto de R$ 2,3 milhões destinados à ampliação de atendimento a crianças e adultos com TEA e à habilitação de centros de reabilitação.
Agência Brasil |
A iniciativa federal prevê a integração entre atenção básica, centros especializados e serviços de reabilitação, além de capacitação de profissionais e ações de suporte às famílias. No RS, isso significa consolidar estruturas já existentes — como os núcleos do programa TEAcolhe — e reduzir filas de espera por avaliações e terapias, segundo autoridades estaduais. A proposta reforça que o tratamento para TEA deve abarcar saúde, educação e assistência social de forma articulada.
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários