Paleontólogos peruanos anunciaram a descoberta de um fóssil de golfinho marinho de 12 milhões de anos no deserto de Ocucaje, no sul do Peru (foto abaixo). O esqueleto do animal, chamado de Lomacetus, tem três metros e meio de comprimento e foi encontrado quase intacto, o que permitirá um estudo mais aprofundado da espécie.
Dreamstime/Royalties Free |
Segundo o paleontólogo Mario Gamarra, o Lomacetus é semelhante às atuais toninhas e botos que habitam as costas peruanas. "Temos um esqueleto quase completo, o que permite realizar estudos mais detalhados sobre todo o animal, como se movia, como nadava, o que comia e quanto tempo vivia", explicou Gamarra à AFP.
O deserto de ocucaje: um tesouro paleontológico
A região de Ocucaje é um local de grande valor para a paleontologia. Nas últimas duas décadas, o deserto se mostrou uma importante fonte de descobertas, revelando fósseis de baleias-anãs de quatro patas, além de golfinhos, tubarões e outras espécies do período Mioceno, que se estendeu de 23 a 5 milhões de anos atrás.
Fonte: Correio do Povo
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários