O Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre atingiu um marco histórico ao realizar o seu milésimo transplante renal pediátrico nesta quarta-feira (18). A conquista reforça o protagonismo da instituição como referência nacional na área de transplantes e simboliza quase cinco décadas de dedicação a crianças e famílias que enfrentam doenças renais graves.
Carol Fornasier/Santa Casa de Porto Alegre |
O procedimento de número mil foi realizado em uma criança de 8 anos, diagnosticada com cistinose, uma doença genética rara em que uma substância chamada cistina se acumula no corpo, prejudicando o funcionamento de órgãos como os rins e podendo levar à insuficiência renal ainda na infância. O paciente aguardava por um transplante desde maio deste ano e, após cinco meses em lista de espera, recebeu a chance de recomeçar a vida por meio do gesto generoso de uma família que disse “sim” à doação de órgãos.
“Alcançar o milésimo transplante renal pediátrico é uma conquista histórica para a Santa Casa e, sobretudo, para as famílias que confiaram em nosso trabalho ao longo de quase cinco décadas”, ressalta a médica Clotilde Druck Garcia, chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica da Santa Casa. “Também é uma vitória da instituição, que sempre nos deu todas as condições necessárias para desenvolver um serviço de excelência. Tenho orgulho de ter acompanhado essa trajetória desde o primeiro transplante e sou muito agradecida a todos que tornaram possível chegarmos até aqui", agradeceu a médica.
O primeiro transplante renal pediátrico da Santa Casal foi realizado em 31 de maio de 1977. Desde então, o serviço se consolidou como pioneiro e de excelência, com equipes multiprofissionais especializadas e infraestrutura que garante segurança e inovação aos pacientes. Com o marco, a Santa Casa reafirma sua missão de transformar vidas e manter-se como um dos maiores centros transplantadores do Brasil, referência em inovação, assistência e humanização.
“A Vida Cabe no Seu Sim”
Em um movimento permanente de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, a Santa Casa de Porto Alegre lançou no início de setembro a campanha “A vida cabe no seu sim”. A ação propõe uma reflexão a partir de duas dimensões: o sim, associado ao ato de conversar com a família e manifestar a vontade de ser doador; e a vida, que representa a esperança de uma nova oportunidade para quem aguarda por um transplante.
Mais informações sobre a campanha neste link.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários