A um mês para o ENEM, saiba o que estudar e como se preparar para cada área da prova

Falta apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em 2025. No primeiro domingo de provas, os candidatos encaram Linguagens, Ciências Humanas e redação; no segundo, será a vez de Matemática e Ciências da Natureza.

Acesse os links para conferir os conteúdos mais cobrados, dicas de preparação e estratégias de estudo.

Freepik


Veja abaixo o que esperar de cada área do Enem:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Com 45 questões, o bloco de Linguagens compreende conteúdos de português, literatura, línguas estrangeiras (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Professores adiantam que a prova é interdisciplinar, contextualizada e privilegia a interpretação de textos de diferentes gêneros.

Mais do que identificar regras gramaticais, o exame cobra apreensão de sentido, relações entre linguagem verbal e não verbal (tirinhas, propagandas e infográficos), variação linguística, análise de discurso e literatura brasileira.

Linguagens no Enem: veja os temas que mais caem na prova e dicas para uma melhor interpretação


Ciências Humanas e suas Tecnologias

A prova de Ciências Humanas reúne 45 questões de história, geografia, filosofia e sociologia. São questões que valorizam a compreensão crítica da realidade, cobrando a habilidade de interpretação de textos, imagens, mapas e gráficos, e a capacidade de articular passado e presente.

Apesar da forte contextualização, os professores alertam que saber o conteúdo permite identificar e reconhecer conceitos nas alternativas propostas.

Temas atuais como ciência, tecnologia, meio ambiente natural, direitos humanos, migrações, conflitos internacionais e nova ordem mundial são recorrentes, sobretudo em itens interdisciplinares. Filosofia e sociologia, disciplinas que costumam ser preteridas pelos estudantes, são cada vez mais importantes no Enem. Especialistas contam como elas aparecem na prova e quais conceitos priorizar na revisão.

Ciências Humanas no Enem: veja os tópicos mais cobrados e abordagem das questões


Matemática e suas Tecnologias

Também com 45 questões, a prova de matemática exige do participante a capacidade de resolver problemas com base na interpretação e no raciocínio lógico.

Em vez de priorizar cálculos longos ou uso direto de fórmulas, os exercícios cobram a aplicação de conceitos matemáticos a situações práticas: cálculos de porcentagem, escalas, médias, análise de gráficos, geometria no cotidiano e relações algébricas.

Professores chamam atenção, sobretudo em matemática, para a estratégia de prova: o Enem usa como metodologia de correção a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em conta a coerência pedagógica. Por isso, garantir questões de nível fácil e médio é mais importante, para a nota final, do que investir muito tempo em um exercício difícil.

Matemática no Enem: veja os temas que mais caem na prova e como estudar


Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Biologia, física e química aparecem nas 45 questões de Ciências da Natureza. As questões exigem a compreensão de fenômenos e tecnologias e a aplicação dos conteúdos das disciplinas em situações do cotidiano – como impactos das atividades humanas no ambiente, circuitos elétricos residenciais e tratamento de resíduos.

Em comum, as três disciplinas exigem interpretar textos, gráficos e experimentos, usando raciocínio analítico para identificar causas, consequências e relações entre variáveis. Itens interdisciplinares, que misturam os assuntos das três matérias, também aparecem, geralmente com foco em meio ambiente.

A prova é bem contextualizada, mas ainda bastante conteudista. Para ter um bom desempenho, professores dizem que é preciso dominar o essencial dos temas mais cobrados de cada disciplina.

Ciências da Natureza no Enem: veja temas que mais caem na prova e como se preparar


Fonte: G1



Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários