ALERTA: Novo golpe do WhatsApp pode banir sua conta da rede social

Um novo golpe que circula pelo WhatsApp usa arquivos compactados no formato .zip para espalhar um vírus que pode comprometer dados e até levar ao banimento da conta dos usuários. As informações são do TechTudo.

Pixabay

O malware (software malicioso) chamado SORVEPOTEL infecta o computador e se espalha automaticamente entre os contatos da vítima por meio de mensagens no aplicativo.

O vírus transforma o dispositivo em um vetor de infecção. Mesmo sem saber, o usuário passa a encaminhar a mesma mensagem com o arquivo malicioso para toda a lista de contatos — o que pode ser interpretado pela Meta como comportamento de spam, resultando na suspensão da conta.

Como funciona o golpe

O golpe começa a partir do envio de uma mensagem aparentemente legítima, acompanhada de um arquivo .zip. Dentro dele, há um atalho malicioso com extensão .lnk. Ao ser executado, o malware se instala no computador e permanece ativo mesmo após reinicializações. 

O vírus também consegue driblar antivírus básicos e atua de forma autônoma para se disseminar via WhatsApp Web, Desktop ou mobile. Nomes de arquivos são usados para enganar e vítima. A mensagem pode chegar com comando como "baixa o zip no PC e abre" e conter nomes como sugestivos como “ORCAMENTO_081025.zip”.

Pequenas empresas e empreendedores que usam computadores com Windows e acessam o WhatsApp na versão web estão entre os principais alvos, mas usuários comuns também estão vulneráveis.

Como se proteger

Para evitar cair no golpe, é preciso estar atento às mensagens recebidas. Nunca abra arquivos ou links recebidos sem confirmação direta com o remetente, mesmo que a mensagem tenha vindo de alguém conhecido.

Outras recomendações são:

  • Desative o download automático de arquivos no WhatsApp
  • Mantenha o sistema operacional, navegador e antivírus atualizados
  • Verifique se o domínio de links recebidos é legítimo.


Caiu no golpe? Saiba o que fazer

Se você abriu o arquivo e suspeita que foi infectado, o primeiro passo é desconectar o dispositivo da internet. Colocar o aparelho em modo avião também é uma alternativa válida.

Após isso, siga esses passos:

  • Faça uma varredura completa com um antivírus confiável
  • Se necessário, procure suporte técnico especializado
  • Em ambientes corporativos, comunique imediatamente o setor de TI ou segurança da informação
  • Tente recuperar o WhatsApp reinstalando o aplicativo e registrando o número novamente
  • Caso envolva transações financeiras, notifique o banco e registre um boletim de ocorrência, que pode ser feito pela internet.

Fonte: GZH e TechTudo


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúdecomportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   


Comentários