Mais de 160 instituições financeiras realizarão, ao longo de novembro, um mutirão de renegociação de dívidas para consumidores com parcelas em atraso. A iniciativa é da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.
| Frrepik |
Segundo a Febraban, a campanha permitirá ao consumidor negociar dívidas com condições especiais, como parcelamento, desconto no valor total e taxas de juros reduzidas para refinanciamento. Será possível reestruturar passivos no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou estejam prescritas.
Como participar do multirão de renegociação de dívidas
Os clientes poderão solicitar a repactuação da dívida diretamente com o banco participante ou pelo portal Consumidor.gov.br.
O processo também poderá contar com apoio presencial nos Procons que aderirem ao mutirão — embora, para pessoas superendividadas, seja necessário apresentar um plano de pagamento, de acordo com a Febraban.
A iniciativa periódica acontece em um cenário de crescentes dificuldades dos brasileiros para honrar compromissos financeiros, diante dos juros elevados.
Em setembro, a inadimplência saltou para 30,5% das famílias, o maior nível da série histórica iniciada em 2010, conforme apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Fonte: Investidor - Estadão
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários